Contextos e atualidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução____________________________________________________02
Problema e Objetivo____________________________________________03
Fundamentação Teórica ________________________________________ 04
Conclusão ____________________________________________________07
Anexo ________________________________________________________08Bibliografia____________________________________________________09















INTRODUÇÃO
O crescente aumento das necessidades humanas, o avanço das novas tecnologias, o ingresso de novas formas de produção, levou a um aumento da competitividade entre as empresas. Elas tendem a investir mais em processos de gestão de forma a obter diferenciais competitivos, utilizado inclusive muitas vezes o Marketing Ambiental como seualiado. Pois segundo Kotler e Armstrong (2007), Marketing é uma forma de satisfazer as necessidades dos clientes.
Para as empresas, a responsabilidade social pode ser vista como uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento. Já o consumidor, procura por produtos e práticas que geram melhorias para o meio ambiente e a comunidade.Iremos dar procedimento ao estudo das definições e das informações relevantes para o conhecimento nessa área a qual vem despertando o interesse populacional a cada dia.












































PROBLEMA
COMO AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PODEM SER DETERMINANTES PARA A ORGANIZAÇÃO SER RECONHECIDA NO MERCADO?


OBJETIVO


*INVESTIGAR SEOS FATORES DE COMUNICAÇÃO, COM REFERÊNCIA À PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE, PODEM GERAR UMA IMAGEM POSITIVA NO MERCADO.


*SABER SE A SUSTENTABILIDADE É UM FATOR ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES
















FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Antes de iniciarmos o estudo sobre marketing ambiental, que é o objetivo principal deste trabalho, é importante fazer a realização de umabreve revisão na definição de marketing. Marketing é uma importante ferramenta para as organizações atuarem nos mercados em que estão inseridas. Marketing, segundo a AMERCIAN MARKETING ASSOCIATION apud Kotler & Keller (2006, p. 4), “é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração dorelacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.
Logo, Marketing pode ser definido como a forma pela qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca. (Kotler e Armstrong 2007)
Segundo Peter Drucker, “O objetivo do marketing é tornar a vendadesnecessária. A meta é conhecer tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. Deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível.”
Já o Marketing ambiental, pode ser conceituado como uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de umasociedade sustentável (Valério 2005).
Trata-se de uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto com a sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado.
A produção mundial de bens, de um modo geral, tem apresentado nos últimos tempos um crescimento significativo. Oavanço de novas tecnologias e processos produtivos, associado a um mercado altamente competitivo, têm contribuído para um novo cenário global para o consumo. A grande oferta de produtos, proporcionada pela acessibilidade ao consumidor e também uma ampla variedade, contribui para um desequilíbrio dentro da cadeia produtiva. O ritmo do consumo é superior às poucas soluções existentes para a...
tracking img