Contexto

Páginas: 3 (552 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
A instabilidade das cousas do mundo
LARGO ST

O Santo Antonio Além do Carmo é um dos bairros mais antigos de Salvador, seu primeiro registro remonta ao século XVII. Limitado pelos bairros doBarbalho e Carmo, ele inicia na Cruz do Pascoal e vai até o largo de Santo Antonio Além do Carmo, oficialmente chamado de Largo do Barão do Triunfo. O termo Além do Carmo refere-se às portas da cidade doSalvador que, no primeiro século de habitação, tinha uma entrada no Convento do Carmo. Portanto, o bairro de Santo Antônio Além do Carmo traz no nome a ideia do crescimento urbano da Cidade, pois foiconstruído para além das Portas do Carmo.O bairro de Santo Antônio já sofreu muito por sua decadência estrutural ao longo de tantos anos de história. Antigamente era considerado símbolo de modernidade eirreverência, tendo em sua memória ilustres residentes como Gilberto Gil, a arquitetura das casas, a incrível vista para a Baía de Todos os Santos, da praça do Coreto, do Forte do Santo Antônio (quejá foi cadeia, mas hoje é o Forte de Capoeira), e da Igreja de Santo Antônio com sua torre inacabada.
Verso 1: vida/morte
Verso 2: claro/escuro
Verso 3: feio/belo
Verso 4: tristeza/alegria
 O poema deGregório de Matos se baseia principalmente na efemeridade da vida. Vemos a partir da metáfora entre a vida do Sol e a noite, que é uma poesia que se trata sobre a transitoriedade dos fatos cotidianos,em que todas as alegrias se tornarão tristezas, ou seja, depois da luz, a sombra aparece. 
             O Gregório de Matos trabalha muito com pessimismo, presente fortemente no barroco. Utilizandoantíteses, mostra os contrastes da vida. Já na segunda parte da poesia, as dúvidas ficam claras, somente perguntas aparecem. Por fim, se percebe o uso de antíteses tão fortes que se tornam um paradoxo,como nos últimos versos do 3º e 4º tercetos em que o poeta comenta “E na alegria sinta-se tristeza” e “A firmeza somente na inconstância”.


Aquidabã projeto em 1979
Por meio de falsas perguntas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contextos
  • contexto
  • Contexto
  • Contexto
  • contexto
  • Contextos
  • Contexto
  • Contexto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!