Contexto historico de academias femininas na cidade de alagoinhas-ba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTO HISTÓRICO DAS ACADEMIAS FEMININAS NA CIDADE DE ALAGOINHAS-BA DE 1960 A 2012

Edna Oliveira da Cruz¹
Ednaldo Dias Virginio¹
Iraildes Evangelista da Paz¹
Jeane Santana Xavier¹
Leticia de Souza Nepomuceno¹
Lorena Silva Santos¹
Regina Santos Correia Pinto¹

¹Academicos em Licenciatura em Educação Física da UNEB

RESUMO
Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a históriadas academias de ginástica voltadas apenas para mulheres na cidade de Alagoinhas-BA. Compreender qual o interesse e objetivo das mulheres em procurar um espaço que seja apenas feminino para cuidar do corpo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada entrevista com proprietárias de academias só para mulheres fazendo um resgate da historia da primeira academia de ginástica voltada para opublico feminino e a sua relação com o existente espaço atual voltado para o mesmo publico.Observou-se que as mulheres não ficam a vontade para cuidar do corpo em academias onde existe a presença masculina além da proibição dos seus maridos que não permitem que essas mulheres frequentem espaços mistos.

PALAVRAS CHAVES: Academias; mulheres; história.

INTRODUÇÃO
As primeiras academias surgiram apartir de 1930, e foram sofrendo um gradativo processo de expansão através do tempo. A participação feminina, porém, se torna marcante apenas a partir de 1980, coincidindo com o fim da proibição das práticas de lutas e levantamento de peso por mulheres. A proibição se respaldava num suposto risco das mulheres se “masculinizarem” prejudicando suas “funções”.
Antes disso, as atividades físicasoferecidas a elas eram apenas balé, ginástica e dança feminina moderna. De acordo com Neiva et. al (2006)., “as academias femininas de ontem se justificavam pelas diferenças biológicas entre homens e mulheres, reforçadas em função dos papéis sociais que cada um deveria desempenhar.”
Como esse argumento não se justifica mais, porque nos dias de hoje muitas mulheres ainda preferem se exercitar em umespaço exclusivo? A partir deste questionamento, resolvemos pesquisar a história das academias femininas no século XXI, na cidade de Alagoinhas – BA.
Afinal, o corpo é espaço inacabado, território de múltiplas intervenções, sempre marcado pelo seu tempo. O corpo transforma e é transformado pela cultura e pela história (Silva apud Fernandes, 2005).

METODOLOGIA

Segundo Gil (1991), para umconhecimento ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitaram a sua verificação. Por tanto se faz necessário determinar o método que possibilitou chegar a este conhecimento.
Sendo assim para o presente trabalho insere-se como história oral que segundo (Meihy, 1996),é um recurso moderno usado para elaboração, arquivamento e estudos dedocumentos referentes à vida social de pessoas. É sempre uma história do tempo presente. Já para Camargo (1987), o conceito de história oral apresenta três dimensões: a história oral é uma fonte totalizante, constituída de documentos complementares e associados que permitem uma visão do todo; essa totalização é obtida de forma única, através do confronto entre a experiência vivida e osquestionamentos do entrevistador; as versões dos autores não devem ser consideradas unicamente como ideologias,mas, ao mesmo tempo, como práxis, ou seja, como testemunhos dinâmicos da realidade social.
Trata-se de uma abordagem quantitativa que segundo Minayo e Sanches (1993), atua em níveis da realidade, onde os dados se apresentam aos sentidos, e tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados,indicadores e tendências observáveis. Soares (2005, p. 2) explica que, “no desenvolvimento da pesquisa de natureza quantitativa devem-se formular hipóteses e classificar a relação entre as variáveis para garantir aprecisão dos resultados, evitando contradições no processo de análise e interpretação”.
Para a elaboração deste trabalho será utilizado como procedimento metodológico à entrevista que...
tracking img