Contexto histórico, conquistas e desafios da eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTO HISTÓRICO, CONQUISTAS E DESAFIOS DA EJA

Welica Moreira Sampaio
welica_sampaio@hotmail.com

Resumo: O artigo foi elaborado como requisito avaliativo da disciplina da Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela professora. Dra Josélia Gomes Neves em julho de 2012, e tem como objetivo evidenciar os aspectos significativos relacionados à aprendizagem abordada e construída ao longoda disciplina.
Palavra Chave: EJA. Alfabetização. Ensino-aprendizagem.

Breve Histórico da EJA
No Brasil a educação básica para adultos passou por grandes transformações e começou delimitar seu lugar na história a partir da década de 30. A sociedade passava por crescimento populacional nos grandes centros e aumento da industrialização. O ensino elementar foi estimulado pelo governo que traçavadiretrizes e normas para estados e municípios.
A educação elementar ganhava destaque: com o fim da ditadura Vargas em 1945, com fim da 2ª guerra, a Organização da Nações Unidas (ONU) alertava para a urgência de integrar os povos visando a paz e a democracia, todos esses eventos históricos contribuíram para que a educação dos adultos ganhasse destaque quanto a educação elementar. Também o governotinha urgência de aumentar as bases eleitorais, integrar as massas e incrementar a produção.
Em 1947 Campanha Educação de Adultos iniciada por Lourenço Filho deu lugar ao campo teórico-pedagógico, foi muito bem articulada por ele, de forma que ampliou os serviços já existentes e estendeu às diversas regiões do país.
O pensamente freireano inspirou a muitos e abriu espaço para inovações naeducação no país.

O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60 (PROPOSTA CURRICULAR, p. 22)

Em 1964 foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, sendo considerada grande ameaça à ordem e duramente reprimidos. Além daDimensão política, os ideais pedagógicos que se difundiam tinham um forte componente ético, que os analfabetos deveriam ser reconhecidos como homens e mulheres produtivos, que possuíam uma cultura. 1967 o Próprio governo lança o MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização.
Em 1970 o Mobral se e expande, e dessas iniciativas que derivaram
do Programa de Alfabetização, a mais importante foi o PEI —Programa de Educação Integrada, que correspondia a uma condensação do antigo curso primário. Paulo Freire foi um dos grandes precursores da alfabetização de Jovens e Adultos, elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientizadora, cujo princípio básico pode ser traduzido na seguinte frase: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Desenvolveu conjunto de procedimentospedagógicos que ficou conhecido como método Paulo Freire.
A partir de meados da década de 80, difundem-se entre os educadores brasileiros estudos e pesquisas sobre o aprendizado da língua escrita com bases na lingüística e na psicologia, que lançam novas luzes sobre as práticas de alfabetização. Desacreditado nos meios políticos e educacionais, o Mobral foi extinto em 1985, e 1990 é extinta a FundaçãoEducar.
A história da educação de jovens e adultos no Brasil chega à década de 90, portanto, reclamando a consolidação de reformulações pedagógicas que, aliás, vêm se mostrando necessárias em todo o ensino fundamental.

Conceitos Escrita e leitura
Emilia Ferreiro, através dos conceitos de Piaget, pesquisou sobre o processo de escrita e leitura, mostrando que mesmo antes de serem alfabetizadasas crianças constroem hipóteses sobre a escrita e a leitura, não são passivas diante das informações que as rodeiam. No caso dos adultos isso se manifesta de maneira mais clara, são colocados diariamente diante de situações que lhes exigem a leitura ou a escrita e tentam buscar formas de compreendê-las.
As hipóteses sobre a escrita pesquisadas por Emilia Ferreiro são composta por quatro...
tracking img