contexto hisrotico

914 palavras 4 páginas
CONTEXTO HISTÓRICO
Economia: sociedade capitalista ou industrial se caracteriza pela liberdade de mercado, pela mudança do polo dinâmica da economia – que passou do comércio para a indústria -, pela propriedade burguesa dos meios de produção e pelo trabalho assalariado. A sociedade que começou a surgir com a Revolução Industrial.
Política: do ponto de vista ideológico, a sociedade industrial capitalista do século XIX, foi marcada pelo triunfo do liberalismo. No panorama político, a democracia representativa acabou se consolidando. E, na esfera social, grandes tensões e conflitos dominaram a cena, envolvendo, sobretudo a burguesia e o proletariado. Esses conflitos chegaram a colocar em risco a própria existia existência da sociedade capitalista, levando Karl Marx – o criador, ao lado de Friedrich Engels, do chamado socialismo científico – afirmar, que os séculos XIX seriam o século da revolução proletária assim como o século XVIII fora o da Revolução burguesa.
Cultura: o Romantismo era dominante. Os românticos criticavam o excesso das regras acadêmicas, que reprimiam as emoções e limitavam a criatividade. Propunham a liberdade individual de expressão, a espontaneidade e a originalidade. Na literatura, alguns expoentes do Romantismo foram o poeta inglês Lord Byron e o romancista e poeta francês Victor Hugo.
Na pintura, destacaram-se John Constable, na Inglaterra, e Eugène Delacroix, na França, autor do quadro A liberdade conduzindo o povo, sobre a revolução de 1830. Os pintores românticos defendiam a importância da cor e do movimento em oposição à ênfase na linha pura do desenho e no equilíbrio das formas utilizadas pelos pintores neoclássicos. Na música, sobressaíram o alemão Ludwig van Beethoven e o polonês Frédéric Chopin, entre outros.
Em meados do século XIX, a visão idealizada e sentimental dos românticos passou a ser rejeitada por uma nova tendência, que surgia na Europa, nas artes e na literatura, denominada Realismo. A preocupação dos realistas eram

Relacionados