Contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A) Conceito de Funções Administrativas
Segundo Idalberto Chiavenato p.168,PLANEJAMENTO, é usado para definir missão, formular objetivos, definir os planos. Podemos dizer que consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer ,antes da ação ser necessária. Sobre o aspecto formal, planejar consiste simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e osmeios adequados para atingir os objetivos. Para alcançá-los: Programar as atividades.
ORGANIZAÇÃO é usada para, dividir o trabalho, designar as atividades, agrupar as atividades em órgãos e cargos, alocar recursos, definir autoridade e responsabilidade.
Podemos dizer que consiste em:
1. Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização).
2.Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização)
3. Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).
DIREÇÃO, é usada para, designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar, liderar. Podemos dizer que consiste em: interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. Osdiretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários. A direção pode se dar em:
1. Direção no nível global. É a direção que abrange a organização como uma totalidade. É a direção propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva área. Corresponde ao nível estratégico da organização.
2. Direçãono nível departamental. É a direção que abrange cada departamento ou unidade da organização. É a chamada gerência. Envolve o pessoal do meio do campo, isto é, do meio do organograma. Corresponde ao nível tático da organização.
3. Direção no nível operacional. É a direção que abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas.
CONTROLE, é usado para, definir padrões, monitorar o desempenho, avaliar odesempenho, ação corretiva. Podemos dizer que: ele faz parte do processo administrativo, como planejamento, organização e direção .É um processo cíclico composto de quatro fases, a saber:
1. Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam as normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se estabelecer oque se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. Constituem os objetivos que o controle deverá assegurar ou manter. Os padrões podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou por meio de índices. A Administração Científica preocupou-se em desenvolver técnicas capazes de proporcionar bons padrões, como o tempo-padrão noestudo dos tempos e movimentos. O custo-padrão, os padrões de qualidade, os padrões de volume de produção são exemplos de padrões ou critérios.
2-Observação do desempenho. Para controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele. O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informaçãoque recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.
3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. É importante determinar os limites dentro dos quais essa variação poderá ser aceita como normal ou desejável. Nem toda variaçãoexige correções, mas apenas aquelas que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou desvios. Para tanto, o desempenho deve ser comparado com o padrão para verificar eventuais desvios ou variações. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido geralmente é feita por meio de gráficos, relatórios,...
tracking img