Contexto do surgimento da sociologia no século xix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O surgimento da Sociologia no século XIX coincide com as mudanças econômicas, políticas e culturais vividas no ocidente europeu, onde a sociedade Feudal se desintegrava dando lugar a novas formas deorganizar a vida social oferecidas pela burguesia revolucionária. Esse movimento social culminou com uma dupla revolução: a Industrial e a Francesa, que constituíam duas vertentes do mesmo processoque conceberia então a nova sociedade Capitalista.
Com o visível progresso das formas de pensar, fruto das novas maneiras de produzir e viver pré-capitalistas, a burguesia emergente com sua filosofiailuminista de igualdade e liberdade dando importância ao indivíduo, começou a aumentar as suas críticas à dominação feudal, que possuía consideráveis privilégios. E durante essa investida da burguesia,rumo ao poder, sucedeu-se a liquidação radical de instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados.
Essas mudanças implicaram na reordenação da sociedade rural, onde até então, a forçada pessoa estava no seu grupo e não no individuo, causando a destruição da servidão e o desmantelamento da família patriarcal.
Obrigando a transformação da atividade artesanal, em manufatureira e, emseguida fabril, causando uma maciça emigração do campo para a cidade, onde o trabalhador era apenas dono de sua força de trabalho, que ele vendia em condições desfavoráveis, em troca de salário.Assim surgiu o proletariado, que para sobreviver, toda a família, incluindo mulheres e crianças eram obrigadas a trabalhar nas fábricas mais de 15 horas por dia, em condições precárias.
Essa emigraçãocausou o crescimento das cidades industriais, que foi vertiginoso com conseqüências tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, dacriminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população, etc.
Em pouco tempo, emergiu a classe operária que começou a ter consciência de seus interesses,...
tracking img