Contexto do desenvolvimento humano

CONTEXTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: QUADRO CONCEITUAL.
Esta sintese resulta do texto Contexto e desenvolvimento humano: quadro conceitual de Lordela Eulina. A autora, de inicio, começa indagandosobre a compatibilidade dos ambientes de desenvolvimento disponíveis no Brasil e o ambiente evolucionário de espécies. Expondo que a criança estaria preparada para viver em certos ambientes, mais queoutros.
Mostra-se também, a concordância, entre senso comum e a visão darwiniana de ambiente de desenvolvimento, dizendo que algumas configurações favorecem mais que outras. Referindo-se a perspectivaevolucionista, estritamente neo-darwinista, partindo do conceito filogenético, onde por meio das pressões de seleções naturais, ocorrem adaptações de comportamentos dos organismos de toda uma espécie,e em segundo lugar o plano ontogenético, onde se considera o ciclo de vida do organismo individual. Vemos como exemplo uma estratégia de reprodução, onde indivíduos escolhem investir mais ou menosrecursos a alguns indivíduos de sua prole.
Cita-se o ajuste biológico, segundo Bowlby (1984), dizendo que o ambiente de desenvolvimento típico da espécie, e esta presente nas analises propostas porLorenz (1986) sobre os conflitos resultantes do descompasso entre adaptações da espécie humana e o ambiente em que ela vive hoje.
Segundo a autora, postulando, sobre a análise de Konner (1976) a ausênciade habilidades da criança para a convivência com outras de igual idade, tendo em vista o estilo de vida de povos caçador-coletor, fundamenta-se na idéia que a evolução da espécie humana é limitadapara esse tipo de experiência. Sob o ângulo dessa concepção, observamos que a creche moderna, pode ser vista como uma anomalia para qual a criança não possui adaptações necessárias.
Com esta hipótese,a autora questiona, se essa teoria receberia sustentação no campo empírico? Como resposta ao questionamento acima a autora, afirma que ao longo de três décadas de pesquisa, os vários estudos sobre...
tracking img