Contemplar os aspectos históricos, filosóficos, pisco-sociais, do período de 1940-1960

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOUVIMENTO
O serviço social é uma profissão que possui um curto, mais belo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no fim do século XIX, quando se consolidou o processo deindustrialização na história da humanidade como revolução industrial uma das maiores que existiu no Brasil.
A revolução facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novoperfil, deixando de lado o seu aspecto concorrencial para adquirir seu estado monopolista, gerando desta forma significativa impactos na estrutura societária.
O serviço social no princípio possuía umcaráter de filantropia, contudo apresenta um perfil profissional. Durante muito tempo, o mesmo assim se manteve, adquirindo posteriormente aos dogmas da doutrina social da igreja católica humanista àprofissionalização desta área, perfil que foi incorporado no início do século passado, pelo serviço social desenvolvido no Brasil.
Em seu princípio, o Serviço Social serviu aos propósitos daburguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área, para, de forma indireta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária absorvida pelo sistema capitalista em ascensão, tanto naEuropa quanto nos Estados Unidos da América.
Ao mesmo tempo em que se desenvolveu na Europa, seguindo concepções semelhantes, o Serviço Social também se desenvolveu nos Estados Unidos, que se tornaramo centro de referência do capitalismo, logo no início do século XX.
Assim sendo, percebe-se que o Serviço Social desenvolvido na América não apresentava o mesmo perfil daquele promovido pelaburguesia européia. Este, por sua vez, teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sociológico-conservador, que também se atrelou à doutrina social da Igreja Católica.
Contudo, é importante informarque as duas primeiras décadas do século XX foram caracterizadas por intensas lutas travadas entre as forças da organização política e sindical dos trabalhadores e as forças constitutivas do...
tracking img