Conteituando Bem -Estar animal

876 palavras 4 páginas
Conceituando Bem-Estar animal

Nos dias atuais o mercado exige dos pensantes novos métodos de Contenção e Manejo que sejam capazes de andar com as novas tecnologias e ainda proporcionar ao animal: o Bem-Estar, ao produtor: o lucro, e ao mercado: a qualidade.
Bem-Estar animal é um conjunto de práticas realizadas por seres humanos capazes de absorver conhecimento e aplicá-los no manejo com os animais, com o intuito de anular qualquer tipo de dor e desconforto que os mesmos possam sentir antes de serem sacrificados em uma linha de abate (CASTILHO, 2006).
O homem tem uma ligação direta com o sucesso do Bem-Estar animal, pois através de sua racionalidade e conhecimento é possível detectar os sinais que os bovinos transmitem uns aos outros quando encontram-se em uma situação de perigo.
O animal interpreta qualquer ação humana como sendo perigosa e a transforma em medo, um medo capaz de ser detectado por profissionais capacitados que objetivam o Bem-Estar dos animais a fim de reparar esse sentido (TEMPLE GRANDIN).
Muitas vezes os animais expressam comportamentos identificados como agressivos, por simplesmente terem recebido em sua trajetória um manejo irregular ou irracional.
O manejo racional de animais de produção carece nos últimos tempos de conceitos novos de manejo, procurando atender todas as necessidades da espécie envolvida.
É necessário e possível fazer uma nova integração entre manejo e tecnologias visando atender e respeitar as exigências do animal, produtor e mercado.
Os animais em geral carregam consigo diversas características, dentre elas, é possível observar a capacidade de “sentir” e cabe ao profissional interpretar cada sentido para, contudo tornar-se aliado do animal e conseguir obter no final um produto de qualidade.
Os sentidos dos animais não precisam necessariamente ser perceptíveis ao homem, podendo ser perceptíveis na tecnologia também.
É importante um produtor que realmente quer ganhar dinheiro com o que faz pensar em adaptar a

Relacionados