Contecimento de um brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACONTECIMENTOS DE UM BRASIL COLONIAL
Nascimento e Crescimento do Brasil Colonial; 1500-1750.
A. Introdução
O texto relata a descoberta, colonização, crescimento econômico-político e social doperíodo colonial brasileiro, O autor mostra como Portugal imporem sua autoridade, cultura e domínio em um país de grande expansão territorial e detalha fatos que ajuda entender nosso país nos dias de hoje.Darcy Ribeiro traz um “enfoque sobre temas-chaves que dominam a história colonial brasileira e ajudam a explicar o Brasil de hoje:
.origens portuguesas;
. contato e choque com povos indígenas;.importação forçada de milhões de escravos africanos;
.criação de uma sociedade multirracional;
. consolidação e expansão do território sob domínio português; . estabelecimento de uma economiabaseada em exportações;
.primórdios de uma consciência cultural e política brasileira independente”. (p:17)
B. Relatando o vínculo entre a Cora portuguesa e a expansão ultramarina, a descoberta doBrasil (acaso ou especulação?), a estrutura social da Coroa que era voltada para o comércio com grande envolvimento nas redes oceânicas e na exploração mercantil, o acordo de Tordesilhas na divisãoterritorial do Novo Mundo, foca a escravidão catequização e genocídio dos índios após contato com doenças contagiosos , exposto ao diversos maus-tratos, chegada dos africanos para substituir os indígenas eseu valor de mercado.
Foca a origem multirracional do Brasil, com os diferentes cruzamentos de raças e a necessidade de criação de gente para exploração de mão-de-obra.
Foca sobre a economiacolonial primeiramente com a exploração do pau-brasil, depois cana de açúcar, mineração (após um século de espera o tão desejado ouro, chega para resgatar o declínio lusitano), pecuária, todos os cultivossempre voltada para exportação.
A afirmação “o Brasil teve um Estado antes de ter uma sociedade” (p: 44). Deixa claro que a colonização era voltada apenas para os interesses da Coroa, suas ordens e...
tracking img