Conte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Por que para alguns pensadores a sociologia é a “ciência da crise”?

Resposta: A sociologia não foi obra de um único pensador, mas sim de circunstâncias históricas e contribuições intelectuais. A Sociologia surgi em meio a Revolução Industrial e Revolução Francesa, pois ambas trouxeram crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexõessobre as suas consequências.

2.Na antiguidade e na Idade Média como os problemas sociais eram explicados?
Resposta: As tentativas de explicações da sociedade foram muito influenciadas pela filosofia e pela religião. Na Antiguidade, as primeiras tentativas de estudo sistemáticos, feitas sobre a sociedade humana, começaram com os filósofos gregos. Na Idade Média a Igreja Católica exerceu amplainfluência, desta forma nem a filosofia nem a ciência poderiam contrariar as verdades estabelecidas pela Igreja Católica.
3.Como era a relação entre religião e conhecimento na Idade Média?
Resposta: A Igreja queria impor que ela era a instituição que definiria o que é verdade sobre todos os assuntos, inclusive sobre a natureza. Essa atitude impedia a liberdade investigativa da natureza.Inicialmente o conhecimento grego era banido e a partir do século XII, com Thomas de Aquino e outros "pais da Igreja", algumas visões filosóficas da natureza dos gregos foram incorporadas na Teologia Católica e impostas à sociedade. Dessa forma, a Igreja Católica concentrava-se em si mesma a autoridade para assuntos religiosos e da natureza, autoridade a qual todos deviam se submeter, sob ameaças deterríveis punições.
4.Quais são os três grupos de mudanças que convergiram para a emergência de uma ciência social, segundo Florestan Fernandes?
Resposta: Os fatores socioculturais, os fatores intelectuais e o sistema de ciências. Fatores socioculturais, no século XVIII com a Revolução Industrial houve a passagem do feudalismo para o capitalismo, que definiu o desaparecimento da sociedade feudal e aconsolidação da sociedade capitalista, trouxe mudanças na ordem tecnológica e na ordem econômica.
Fatores intelectuais, houve mudanças na forma de se pensar, o Renascimento é o início de um movimento cultural que vai marcar as transformações da mentalidade social europeia, após o Renascimento sucedeu o Iluminismo, que foi o início do pensar científico sobre a sociedade. Lançando as bases para omovimento político pela legitimação do poder.
Sistema de ciências, a evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la.


5. Uma série de mudanças sociais e culturais ocorreu na Europa entre os séculos XVI, XVII e XVIII. Comente algumas delas.
Resposta: A libertação do pensamento, em relação ao dogmatismo católico, com o período agitado doRenascimento abriram novas perspectivas ao saber humano, favorecendo assim a livre discussão de questões do ponto de vista racional. As mudanças que ocorreram nesses séculos deu-se a oportunidade para que no século XIX, surgisse a Sociologia.

6. O que foi o Renascimento e quais foram as principais mudanças de mentalidade que promoveu.
Resposta: O positivismo é fruto da consolidação econômicada revolução pela burguesia, expressa nas Revoluções Inglesa do século XVIII e Francesa de 1789. As ciências empíricas passaram a tomar frente às especulações filosóficas meramente idealistas e Comte buscou a síntese do conhecimento positivo da primeira metade do século XIX, especialmente da física, da química e da biologia.
Seu objetivo era a formulação de uma "física" social (a "sociologia")que reformulasse o quadro social instável decorrente das novas relações de trabalho do capitalismo industrial.
7. O emprego sistemático da razão (racionalismo) durante os séculos XVI e XVII foi produto das contribuições de vários pensadores. De modo geral, qual foi a grande contribuição de R. Descartes?
Resposta: O "Discurso do Método" foi a obra em que Descartes lançou as bases do pensamento...
tracking img