Conteúdo primeiro semestre filosofia (direito)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PORQUE FILOSOFIA NO DIREITO?
A filosofia não é uma ciência, pois ela não tem um objeto próprio de estudo mais sim vários objetos, ela estuda o bem, o amor, o belo, o mal, o justo culto pensamento filosófico requer 2 instrumentos fundamentais.
- Raciocínio envolve a dúvida e a critíca.
DÚVIDA: é importante para o pensamento filosófico na medida em que ela pode gerar algumas respostas e estasrespostas por sua vez podem gerar novas dúvidas e assim consequentemente. (Aliás este é o caminho da humanidade para o conhecimento).
Um segundo elemento importante é a CRITÍCA uma critíca metódica, criteriosa com regras avança o pensamento filosófico.
A filosofia do direito é um ramo da filosofia emprestada para o direito, a filosofia do direito auxilia a descobrir seu próprio rumo (caminho), elaage como uma "conciência do direito"
Vale lembrar que o direito é uma ciência atrelado ao poder e consequentemente dúvidas e critícas não são bem aceitas.
A filosofia e inerente ao homem, o questionamento é inerente ao homem, o questionamento faz bem para o direito.
A filosofia mostra as feridas, os avanços e os retrocessos do direito.
**Amigos curia = Amigo da corte
** Pensamento: "Nascemossós, vivemos sós e morremos sós... Amigos, família e todos que passam por nossas vidas é uma anestesia para tudo isso."

HISTÓRIA DO PENSAMENTO HUMANO, SUA EVOLUÇÃO E RETROCESSO QUE INTERFERIU NO DIREITO
Como vimos, o homem sempre buscou questionar a realidade que o rodeia o homem sempre quis entender o mundo que lhe era hótil, nem sempre contudo o homem teve o auxílio da ciência, dosinstrumentos, contudo o homem sempre questionou o mundo e tentou explicá-lo a sua maneira, neste sentido o homem produz narrações fantásticas, históricas, fantasiosas que tinham a finalidade de explicar fenômenos que dispertavam interesse no homem, surgi então o mito.
O mito é então uma tentativa do homem de atribuir o significado, uma razão de ser aos fenômenos, buscando atribuir uma determinadadivindade ou fantástica.
A explicação para determinados fenômenos ex: Deus Thor e Athenas Deusa da guerra.

MITO E RITO
A história do pensamento humano começa essencialmente na sociedade mitíca, é claro que a busca pela verdade, pela explicação do universo, pela organização do mundo sempre foi uma vontade do homem.
O homem sempre se preocupa em ordenar os fatos, é bem verdade que o homem nem sempreteve á mão os instrumentos, a tecnologia e o auxílio da ciência que temos hoje, porém o homem achou mesmo assim uma explicação para a origem do universo, cada qual em diferentes partes do globo tem sua própria explicação seu próprio mito ex: índios brasileiros, índios americanos, algumas tribos do continente africano.
O mito consiste numa explicação fantasiosa, numa narração fantástica. o homematribui aos deuses a origem das coisas ou alguns fatos, essas histórias são passadas de geração para geração e que identifique o grupo.
O homem primitivonão sabendo explicar cientificamente o fenômeno trovão, atribui o fenômeno á um Deus THOR vikem.
-Rito Dentro do Mito
O Rito tem uma dupla finalidade
1º A de garantir e resguadar o próprio Mito.
2º Ele reporta o homem aquele acontecimentoprimeiro ou ab. Origine.
Uma pessoa importante nessa sociedade o deteritar do mito e do rito, nesse personagem que se dizia a ligação entre o sagrado e o profano foi tambémo primeiro a reter o poder e o direito em sua mãos.
O homem sempre questionoua origem do universo, isso foi diferente na Grécia - (Grécia mapa).
A Grécia pela situação geográfica conseguiu obter um alto intercâmbio econômico ecultural com os demais povos civilizados, os egipícios, os acírios, os suméricos, os persas, esses intercâmbios proporcionam o questionamento das próprias idéias dos gregos e o conhecimento de novas idéias.
O segundo fator determinante é o metódo de pequenos poléns que a Grécia estava dividida.
O terceiro fator é Athenas que sobre sai as demais cidades, sua moeda ganha uma força similar ao...
tracking img