Contatro de Trabalho

11784 palavras 48 páginas
DIREITO DO TRABALHO
Prof. César Marinho

______________________________________________
Unidade II
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO.
1. CONTRATO DE TRABALHO
Há de se ressalta que na sociedade moderna verificam-se dois grandes ramos de atividades ligadas à prestação de trabalho, quais sejam, o trabalho subordinado e trabalho autônomo.
Em sentido lato, a expressão “contrato de trabalho” designa um gênero muito amplo e compreende a todo contrato pelo qual uma pessoa se obriga a uma prestação de trabalho em favor de outra. Em sentido estrito, temos o contrato de trabalho subordinado, que é o regulamentado pela legislação trabalhista e vem a ser nosso objeto de estudo nesta aula.
Não obstante suas características próprias, o contrato de trabalho classifica-se como “contrato” propriamente dito, em função da necessidade do consentimento das partes para sua formalização e realização de seu desiderato. Mesmo que se trate de contrato com cláusulas préconstituídas (contrato de adesão), onde o empregado somente pode aderir, ou não, sem que lhe seja facultada negociar seu conteúdo, ainda assim subsiste a liberdade de escolha (entre contratar ou não contratar), como elemento fundamental que lhe identifica como contrato.
O direito positivo considera, igualmente, contrato de trabalho a forma tácita de ajuste, eis que a simples tolerância de alguém permitindo e usufruindo o trabalho alheio, já terá o mesmo efeito jurídico do pacto expresso, se esse esforço humano estiver cercado das mesmas características do contrato de trabalho.
Não obstante a necessidade de consentimento para sua formalização é considerada relação de emprego – repise-se
– mesmo a que não nascera de acordo expresso de vontades, como a prestação de trabalho desconhecida pelo empregador, mas da qual usufrui e lhe aproveita, exercida nos moldes trabalhistas. Mesmo quando nulos, até mesmo quando contrariem dispositivos de ordem pública, geram efeitos, em face da

Relacionados

  • INTRODU O AO ESTUDO DE DIRETO
    1338 palavras | 6 páginas
  • FINANÇAS EMPRESARIAIS
    1554 palavras | 7 páginas
  • contrato
    2221 palavras | 9 páginas
  • rotinas trabalhista
    3443 palavras | 14 páginas