Contatores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Existe uma grande quantidade de dispositivos e equipamentos utilizados no controle industrial. Um dos dispositivos mais simples usado no controle industrial é o contator. Veja neste artigo como funciona e para que serve um contator. Veja também como interpretar suas características.
Na enorme linha de equipamentos e dispositivos utilizados no controle industrial podemos citar os painéis decontrole, os equipamentos de conversão de energia elétrica, os equipamentos de controles de processo, os controladores lógicos programáveis (CLPs), os relés, contatores, interruptores e controladores de motores.
É justamente deste último grupo de dispositivo que nos propomos a tratar neste artigo. Lembramos que já falamos dos CLPs e dos Inversores de Potência (que se encaixa no grupo dos equipamentosde conversão de energia elétrica) em artigos anteriores.
No grupo dos relés, contatores, interruptores e controladores de motores podemos incluir os seguintes dispositivos:

a) Interruptores operados mecanicamente, magneticamente ou manualmente assim como dispositivos operados por temperatura (térmicos) e por sobrecarga.
b) Controladores de motores com a finalidade de proporcionar recursos desegurança em caso de sobrecargas, falhas de aterramento, etc.
c) Interruptores operados por flutuação. São dispositivos acionados por peso, pressão ou vácuo usados no controle direto de motores.
d) Interruptores por tensão plena, ignição, baixa tensão, etc.
e) Interruptores combinados manuais e magnéticos, operados por fluxo ou proximidade, etc.
f) Interruptores de estado sólido e medidores.O Contator
As elevadas correntes que são drenadas pelos equipamentos industriais, principalmente os motores de alta potência impede que interruptores comuns sejam usados para seu controle.
De fato, além de termos uma forte carga indutiva nesses motores, suas correntes iniciais podem alcançar valores de centenas ou milhares de ampères. O arco formado na abertura dos contactos, e o efeito derepique no fechamento poderiam distribuir de forma aleatória a corrente pela superfície desses contactos causando sua queima em pouco tempo, conforme mostra a figura 1.


Arco formado na abertura dos contatos.

O leitor deve ter notado o que ocorre quando você desliga uma lâmpada eletrônica em sua casa: a forte carga indutiva que ela representa, causa faíscas nos contactos do interruptorque são facilmente percebidas. Essas faíscas também são a causa da rápida deterioração dos interruptores que, em pouco tempo, começam a falhar, conforme mostra a figura 2.


Faíscas causam a rápida deterioração dos interruptores.

Para controlar correntes intensas é preciso usar interruptores que tenham características especiais como:
* Alta velocidade de fechamento e abertura doscontactos
* Grande superfície dos contactos

Isso é conseguido com dispositivos denominados "contatores".
O contator é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Na figura 3 temos a estrutura de um contator em suas duas posições de funcionamento, energizado e desenergizado.


Estrutura de um contator.

Uma bobina, operada por uma baixa tensãocontínua ou alternada, move um conjunto de contactos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas.
Os contatos podem ser do tipo NA (normalmente abertos) e NF (normalmente fechados).
Para os contactos NA, quando a bobina do contator se encontra desenergizada, eles permanecem desligados. Quando a bobina é energizada, os contactos são ligados.
Para os contactos NF,o comportamento é inverso: quando a bobina se encontra desenergizada, os contactos permanecem fechados. Ao ser energizada, os contactos abrem o circuito externo.
Uma mola interna garante que a ação de abertura dos contactos seja muito rápida quando a bobina é desenergizada.
As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 380 e 440 V.
Para as...
tracking img