contato social tro4m

1513 palavras 7 páginas
Trabalho de Sociologia – Contato Social
Como visto no vídeo, existe um limite etário para o aprendizado do contato social no geral. Passado essa faixa etária a comunicação geral fica debilitada, o ser humano perde as características humanas, se torna incapaz de interagir, perde a noção de tempo e de emoção. Coisas básicas, características típicas do ser humano, como a de se reconhecer no espelho (somente sendo notada nos golfinhos e nos humanos) e reconhecer feições emotivas de outros são perdidas.
Quando afetados sob tal abstinência de contato, o mais próximo que conseguem chegar de contato social costuma ser o Contato Social Secundário.
Temos contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. O contato social se encontra na origem da vida em sociedade, é o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição dos grupos sociais e da sociedade. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.

Evidentemente, as relações estabelecidas entre duas pessoas que se encontram em um lugar para conversar serão muito mais intensas do que aquelas resultantes da conversa entre um médico e um paciente em uma consulta médica. Portanto, existem diferentes tipos de contatos sociais.

Os contatos sociais primários se caracterizam por serem pessoais, diretos e com uma forte influência emotiva, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Estes são os primeiros tipos de contatos que as pessoas estabelecem, originados das relações entre pais e filhos, irmãos, amigos, etc. Os contatos sociais secundários se diferenciam dos primários pelo fato de serem calculados, racionais e sem

Relacionados