Contas redutoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Também chamadas de redutoras, as contas retificadoras são contas que, embora apareçam num determinado grupo patrimonial (Ativo ou Passivo) têm saldo contrário em relação àsdemais contas desse grupo. Desse modo, uma conta retificadora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta retificadora do Passivo terá natureza devedora. As contasretificadoras reduzem o saldo total do grupo em que aparecem. Vejamos as contas retificadoras mais comuns em cada grupo, e subgrupo:
►No Ativo Circulante:
Duplicatas DescontadasProvisão para Devedores Duvidosos
Provisões para Ajustes de Custos ao Valor de Mercado
►No Ativo Permanente
Provisão para Perdas Prováveis na Realização de InvestimentosDepreciação Acumulada
Exaustão Acumulada
Amortização Acumulada
►No Patrimônio Liquido (PL)
Capital a Realizar ou a Integralizar
Prejuízos Acumulados
Ações em TesourariaCONTAS RETIFICADORAS DO ATIV0:
Estas são contas do Ativo com características de contas do Passivo, assim sendo têm funcionamento inverso as do Passivo, estas contas ficam dolado esquerdo do balanço e devem sempre apresentar saldos credores. Para que uma conta do Ativo tenha um saldo credor é necessário que os aumentos e diminuições nela ocorridossejam assim registrados: as diminuições geram lançamentos à débito e os aumentos à crédito.
CONTAS RETIFICADORAS DO PASSIVO:
Estas são contas do Passivo com característicasdo Ativo, assim sendo, têm função inversa as do Ativo, estas contas ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores. Para que uma conta do Passivotenha saldo devedor é necessário que os aumentos e diminuições nela ocorridos sejam assim registrados: as diminuições geram Lançamentos à crédito e os aumentos à débito.
tracking img