Contas patrimoniais /resultado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Jaime José Veloso

 Conta

contábil pode ser entendida como um depósito de onde retiramos e colocamos valores representativos das movimentações ocorridas numa determinada entidade.  Os valores nelas registrados deverão observar estritamente os BR GAAP (ou Princípios Fundamentais de Contabilidade).

 Por que usá-las? • Porque sem o registro das transações ocorridas

em uma entidade,não se tem controle sobre as mesmas e, por conseguinte, não se pode gerenciá-las.

 Uma

entidade sem gestão é uma entidade condenada ao insucesso em seus objetivos, seja ela com ou sem fins lucrativos.

 Podem

ser de duas naturezas:

• PATRIMONIAIS • DE RESULTADO

 Conta

contábil patrimonial é aquela utilizada para o registro e controle dos itens patrimoniais (ativos epassivos). Ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade.  E as contas do Patrimônio Líquido??  Também são contas patrimoniais, pois representam as obrigações da entidade com seus sócios/acionistas.

 Possuem

dois tipos:

• As contas que evidenciam diretamente o fato ou

ato administrativo ocorrido. • As contas que evidenciam ressalvas ao fato ou ato administrativoocorrido (são da chamadas contas retificadores do Ativo ou do Passivo).

 Estas

contas aglutinam os valores movimentados numa entidade que influirão diretamente no Resultado do Exercício.  São as contas que evidenciam as Receitas e as Despesas.

 As

demonstrações contábeis são relatórios emitidos com a finalidade precípua de evidenciar à respeito da entidade objeto da Contabilidade:
• Asituação econômico-financeira;

• A capacidade de geração de caixa;
• ...

 As

Demonstrações Contábeis podem ser elaboradas de acordo com a necessidade do demandante da informação.  Contudo, relatórios sob demanda não atendem a todos os usuários da informação contábil, mas tão somente a quem os solicitou.

 Visando

resolver este problema, os órgãos normatizadores elegeramalgumas “demonstrações padrão”, e estabeleceram padrões para sua elaboração e apresentação. Isto não impede a elaboração de relatórios específicos.  Ficaram conhecidas no mercado como DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas.

 São

quatro os focos das Demonstrações Contábeis:

Posicional Fluidez Comparabilidade Excepcionalidade

A

primeira e uma das principais demonstraçõespadronizadas é o Balanço Patrimonial, que retrata, ao final do período em análise, a posição das contas de uma entidade, após registradas todas as movimentações (inclusive do resultado apurado), provisionamentos e ajustes.

É

um relatório posicional, estático, fotográfico.  Demonstra a posição da entidade em determinado momento.  Suas informações permitem aos usuários da informações contábilinferir sobre a situação da entidade. Tal inferência ocorrerá pela interpretação absoluta e/ou relativos das contas contábeis.

 Apesar

de estático e se pretender que reflita a real situação econômicofinanceira de uma entidade, o BP contém estimativas fundamentadas de valores, como:
• Depreciações;
• Provisionamentos; • Etc.

O

padrão do Balanço utilizado no Brasil era:
PASSIVOPassivo Exigível a Curto Prazo Passivo Exigível a Longo Prazo Resultados de Exercícios Futuros

ATIVO Ativo Circulante Ativo Realizável a Longo Prazo

Ativo Permanente (Investimentos, Imobilizado e Diferido)

Patrimônio Líquido (Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucro e Resultados Acumulados)

 Após

a Lei 11.638, o Balanço passou a ser elaboradoconforme abaixo:
PASSIVO Passivo Exigível a Curto Prazo Passivo Exigível a Longo Prazo Resultados de Exercícios Futuros

ATIVO Ativo Circulante Ativo Realizável a Longo Prazo

Ativo Permanente Investimentos, Imobilizado, Diferido e Intangível

Patrimônio Líquido (Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucro, Ações em Tesouraria e Prejuízos...
tracking img