CONTAMINAÇÃO HORTALI AS POR OVOS

4725 palavras 19 páginas
ARTIGO ORIGINAL

doi: 10.5216/rpt.v42i4.27923

PESQUISA SOBRE A CONTAMINAÇÃO DE HORTALIÇAS
POR OVOS E LARVAS DE NEMATÓDEOS E CISTOS
DE PROTOZOÁRIOS COMO MÉTODO DE ESTUDO
Daniela Barros Dufloth, Claudia Maria Silva, Ana Sophia Soares Pessoa Nobre de Lacerda, Samily Ferreira Viégas da Silva, Karla Thaís Resende Teixeira, Talita
Milanez Ruiz Monteiro, Wellinton Silva Oliveira, Cláudia Soares Santos Lessa e
Valéria Magalhães Aguiar1
RESUMO
Objetivou-se descrever uma prática de ensino integrada à pesquisa que poderá ser desenvolvida tanto em escolas de ensino fundamental e médio quanto em universidades. A pesquisa foi realizada de 2002 a 2011 como atividade prática da disciplina de Parasitologia aplicada ao curso de Nutrição.
Cada equipe de trabalho recebeu um roteiro prático (projeto) com as instruções para a realização da pesquisa de enteroparasitos em hortaliças. Estas foram processadas pela técnica de sedimentação espontânea utilizando-se um aparato desenvolvido com material reciclável. A observação do sedimento corado com lugol foi realizada entre lâmina e lamínula. Constatou-se contaminação em dez espécies de hortaliças com 36,4% (56/154) de positividade; destas, 48,8% para larvas de helmintos, 23,3% para cistos de protozoários e 13,9% para ovos de helmintos. A aceitação dos alunos em relação à atividade prática foi expressiva (98,4%). Esta prática vem contribuindo para a formação do acadêmico, dinamizando e incentivando o estudo da Parasitologia e alertando aos futuros profissionais da saúde sobre o fato de que a veiculação de parasitos em hortaliças consumidas in natura constitui uma questão de segurança alimentar e, consequentemente, de saúde pública.
DESCRITORES: Formação acadêmica; integração ensino-pesquisa; metodologia de ensino; saúde pública; técnica de sedimentação.

ABSTRACT
Research on the presence of parasites on vegetables as a teaching tool
The objective of the present study was to describe a teaching practice integrated with research that could be

Relacionados