Contaminação dos ambientes aquáticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

Os elevados níveis de poluição do ar, da água e dos solos tornaram-se ultimamente muito preocupantes. Diariamente, a mídia noticia ações graves de degradação ambiental e seus efeitos sobre a vida no Planeta.
A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade, e é tempo de por fim a todo o custo este assunto. Nestes últimos anos o governo tem tentado sensibilizar aopinião pública para esta situação que tem vindo a agravar-se devido há falta de fundos. Também as indústrias, que cada vez fazem mais poluição sem qualquer medida de proteção contribuem fortemente para o problema sem qualquer multa por parte do Governo.
A poluição provoca a morte de toneladas de peixes, devido, principalmente, à redução do oxigênio dissolvido na água. Essa perda de oxigênioocorre pela entrada de poluentes procedentes, sobretudo, de esgotos domésticos e industriais, que trazem grande quantidade de matéria orgânica para os sistemas aquáticos, sendo que no processo de decomposição dessa matéria orgânica as bactérias utilizam oxigênio disponível na água. Infelizmente, o alerta para a população e para órgãos públicos de que os níveis de poluição estão críticos é feito, demodo geral, somente quando se visualizam peixes mortos na superfície da água. Porém, é importante saber que tais situações são evitáveis.
Para isso torna-se necessário considerar os corpos d’água como locais onde existe Vida manifestada das mais variadas formas, que nem sempre são observáveis a olho nu. Neste trabalho vamos falar nas formas de poluição aquática no mundo e no Brasil, também vamosfalar dos poluentes da água e os seus perigos para a sociedade. Durante um longo período de tempo, a introdução dos poluentes nos oceanos poderá conduzir a uma acumulação de substâncias tóxicas, em longo prazo, disseminando mortandade e contaminação de seres vivos do oceano.

2 – Revisão
2.1 – Tipos de contaminação
A poluição aquática pode ser dividida de três formas : biológica, física equímica. A poluição biológica é causada em geral por detritos orgânicos, lançados por esgotos domésticos e industriais ao ambiente, Por exemplo, restos de alimentos, sabões, detergentes, papel, fraldas descartáveis, sacolas, fezes humanas etc. Essencialmente os detritos são compostos de carboidratos, gorduras, material protéico, detergentes, fosfatos e bactérias. No ambiente aquático, os detritossão degradados por dois processos: aeróbios e anaeróbios. Inicialmente, ocorre o primeiro processo em que grande quantidade de oxigênio é consumida, sendo formados nos ambiente amônio, metano, dióxido de carbono, etc. Isto leva a uma diminuição do processo de fotossíntese de alguns organismos vegetais e morte das populações de peixes e outros organismos aquáticos por falta de oxigênio.
A poluiçãofísica compreende a poluição por resíduos radiativos e detritos inertes, que influenciam diretamente na transparência, temperatura e turbulência do corpo d'água. Estas três propriedades físicas afetam a vida aquática. A transparência é importante para o crescimento das algas e penetração da radiação solar. Já temperaturas muito baixas resultam em processos biológicos lentos, ao passo que altastemperaturas são fatais para muitos organismos. Finalmente, a turbulência é um fator importante no processo de transporte de nutrientes e lixo presentes no corpo d'água.
A concentração do material dissolvido e a concentração do material em suspensão interferem na transparência da água, o que dificulta a penetração da radiação solar na coluna d'água para ser utilizada como forma de energia nafotossíntese. Isso causa a redução da passagem da luz para a coluna d'água e conseqüentemente a quantidade de oxigênio dissolvido na água é reduzida drasticamente, além de alterar o ecossistema aquático a descarga de resíduos humanos transporta grande variedade de patógenos, entre eles bactérias, vírus, protozoários ou organismos multicelulares, que podem causar doenças gastrointestinais. Outros...
tracking img