Contaminãção da carne bovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
contaminãção da carne bovina

A carne bovina e um alimento que pode ser responsável pela transmissão de bactérias patogênicas como as que pertencem ao gênero Salmonela, um dos microrganismos maisfrequentemente envolvidos em casos e surtos de enfermidades de origem alimentar.
A presença desses microrganismos em carne bovina deve-se, muitas vezes, a praticas inadequadas de obtenção,processamento e comercialização deste produto. A contaminação da carne por salmonelas pode inclusive levar a contaminação cruzada de outros alimentos na casa do consumidor.
A carne é um substrato de excelênciapara o desenvolvimento microbiano, graças, essencialmente, à sua elevada atividade de água (aw), de 0, 99, e aos seus componentes de baixo peso molecular, representado por hidratos de carbono,lactados e aminoácidos. Bactérias Gram-negativas são as principais responsáveis pela decomposição das carnes, com destaque para Pseudomonas, Acinetobacter, Psychrobacter e Moraxella. Elas constituem umperigo potencial para os consumidores, na medida em que podem veicular microrganismos patogênicos, tais como Salmonela, Escherichia coli, enterohemorrágica, Yersinia enterocolitica, Campylobacter jejuni,Campylobacter coli, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Clostridium perfringens, Aeromonas hydrophila, Clostridium botulinum e Bacillus cereus (GIL, 2000).

GIL, J. A. S. I. Manual deinspeção sanitária de carnes. 2. ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2000. 485 p.

Os microrganismos responsáveis pela contaminação da carne são oriundos da pele, fezes e conteúdos intestinais etambém das mãos e instrumentos dos manipuladores.
Várias espécies são específicas, ou seja, elas são isoladas apenas de carnes, abatedouros ou de instalações e equipamentos necessários para oprocessamento (DAINTY & MACKEY, 1992).

DAINTY, R. H.; MACKEY, B. M. The relationship between the phenotypic properties of bacteria from chill-stored meat and spoilage processes. Journal of Applied...
tracking img