Contagem microbiologia em leite tipo c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTAGEM TOTAL DE MICRORGANISMOS PSICRÓFILOS, MESÓFILOS E TERMÓFILOS NO LEITE PASTEURIZADO

Itapetinga
Novembro de 2012
ARTHUR POMPILIO DA CAPELA, BEATRIZ ROCHA GONDIM, MONIQUE LISBOA

CONTAGEM TOTAL DE MICRORGANISMOS PSICRÓFILOS, MESÓFILOS E TERMÓFILOS NO LEITE PASTEURIZADO.

Relatório apresentado a Professora Lígia Miranda Menezes, para fins avaliativos da disciplina de Microbiologia deAlimentos.

Danillo Missias
Thomaz Guerreiro Cabral de Oliveira

Relatório apresentado a Professora Lígia Miranda Menezes, para fins avaliativos da disciplina de Microbiologia de Alimentos.

Danillo Missias
Thomaz Guerreiro Cabral de Oliveira

Itapetinga
Novembro de 2012
SUMÁRIO

1.Resumo.....................................................................................................4
2. Introdução.................................................................................................6
3. Objetivos...................................................................................................7
4. Materiais e Métodos..................................................................................9
5. Resultados eDiscussões........................................................................11
6. Conclusão...............................................................................................12
7. Referências.............................................................................................14

RESUMO
O Brasil apresenta grande potencial de consumo na produção de lácteos, assim a higiene e o controle doleite e seus derivados, têm como objetivo básico assegurar a inocuidade. Considerando-se esse potencial, o objetivo do presente trabalho foi o de verificar a presença de microrganismos psicrófilos, mesófilos e termófilos em uma amostra de leite comercializado na cidade de Itapetinga – Bahia. Após a realização de todos os procedimentos necessários, observou-se que o número de microrganismosmesófilos, psicrófilos e termófilos foram incontáveis para as diluições 10-2 e 10-3. Segundo a Instrução Normativa nº 51 do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (BRASIL, 2002), o leite pasteurizado tipo C deve apresentar máximo de 4 NMP.mL–1 de coliformes a 35 °C, 2 NMP.mL–1 de coliformes a 45 °C, 3 x UFC.mL–1 de bactérias aeróbias mesófilas e 3 x UFC.mL–1 de bactérias psicrotróficas.Palavras-chave: lácteos, psicrófilos, mesófilos.

INTRODUÇÃO
Por sua composição, o leite é considerado um dos alimentos mais completos em termos nutricionais e fundamentais para dieta humana, mas pela mesma razão, constitui num excelente substrato para o desenvolvimento de uma grande diversidade de microrganismos, inclusive os patogênicos. Daí a qualidade do leite ser uma constante preocupação paratécnicos e autoridades ligadas à área de saúde, principalmente pelo risco de veiculação de microrganismos relacionados com surtos de doenças de origem alimentar (LEITE JR; TORRANO; GELLI, 2000; TIMM et al., 2003).
O leite além de ser um alimentos nutritivo, também é um excelente meio de cultura, podendo ser facilmente contaminado por vários grupos de microrganismos que nele encontram condições ótimasde multiplicação (NORNBERG, et al 2009).
Os psicrófilos constituem o grupo de bactérias que encontram em temperaturas que podem variar de 0° a 20°C sua temperatura ótima de crescimento. Na área de microbiologia de alimentos, os organismos capazes de se desenvolver na faixa de temperatura considerada adequada para os psicrófilos, mesmo que essa temperatura não seja ótima para o seu crescimento, sãodenominados psicrotróficos e são assim denominados por crescerem entre temperaturas de 0 a 40°C. Os mesofilos constituem o grupo que incluem a maioria dos microrganismos acidificantes do leite, e podem ser caracterizados por se desenvolverem entre temperaturas de 20° a 45°C, com a temperatura ótima de crescimento entre 30° e 40°C. As bactérias termofilas são definidas como aquelas cuja...
tracking img