Contagem de bacterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1332 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTAGEM DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO DO CLUBE GUAÍRA CAMPESTRE – GUARAPUAVA – PARANÁ

Heterotrophic Bacterial Count Water For Human Consumption In The Club Guaira Campestre - Guarapuava – Paraná





RESUMO:

Atualmente, 80% das enfermidades contraídas são devido à águas poluídas, sendo que a cada minuto perece uma criança por doenças relacionadas à água,como disenteria e cólera.A água pode veicular um elevado numero de enfermidades e essa transmissão pode se dar por diferentes mecanismos. O mecanismo de transmissão de doenças mais comumente lembrado e diretamente relacionado a qualidade da água e o da ingestão, por meio do qual um individuo sadio ingere água que contenha componente nocivo a saúde e a presença desse componente no organismo humanoprovoca o aparecimento de doenca. Mediante caracterização microbiológica, verificar a presença de bactérias heterotróficas para determinar a qualidade da água que abastece o Clube Guaíra Campestre, na cidade de Guarapuava, Paraná, empregando a técnica de membrana filtrante.

Palavras-Chave:

SUMMARY:

Currently, 80% contracted the disease are due to polluted water, and every minute a child diesof water-related diseases such as dysentery and cólera.A water can serve a large number of diseases and that transmission can occur by different mechanisms . The mechanism of transmission of diseases commonly remembered and directly related to the quality of the water and the intake, through which a healthy individual ingest water containing harmful component health and presence of such elementin the human body causes the appearance of disease. By microbiological, verify the presence of heterotrophic bacteria to determine the quality of water that supplies the Club Campestre Guaira, in Guarapuava, Paraná, using the membrane filtration technique.


INTRODUÇÃO:
A água constitui fator essencial para todo o ser vivo, mas é também um veículo de doenças parasitárias e infecciosas,aumentando a frequência de moléstias crônicas. Atualmente, 80% das enfermidades contraídas são devido à águas poluídas, sendo que a cada minuto perece uma criança por doenças relacionadas à água, como disenteria e cólera3.
A água pode veicular um elevado numero de enfermidades e essa transmissão pode se dar por diferentes mecanismos. O mecanismo de transmissão de doenças mais comumentelembrado e diretamente relacionado a qualidade da água e o da ingestão, por meio do qual um individuo sadio ingere água que contenha componente nocivo a saúde e a presença desse componente no organismo humano provoca o aparecimento de doenca1.
Nas águas, do ponto de vista sanitário, o que realmente põe em risco a saúde pública é a ocorrência de poluição fecal, pela possibilidade de estarempresentes também microrganismos patogênicos intestinais,


como bactérias, vírus, protozoários e ovos de helmintos, agentes frequentemente responsáveis por doenças de veiculação hídrica. É claro que isto somente é verdadeiro se forem excluídos deste grupo de enfermidades os envenenamentos ocasionados por substâncias químicas, que normalmente são oriundas de despejos industriais6.
Objetivo:Avaliar, mediante caracterização microbiológica, e verificar a presença de bactérias heterotróficas para determinar a qualidade da água que abastece o Clube Guaíra Campestre, na cidade de Guarapuava, Paraná, empregando a técnica de membrana filtrante.


MATERIAIS E MÉTODOS:
A área de estudo está localizada no município de Guarapuava, região centro-sul do Estado do Paraná, terceiroplanalto, conhecido como planalto de Guarapuava. Possui um clima moderado, subtropical, úmido, com invernos apresentando geadas. A temperatura média anual é de 16,8ºC.
O local escolhido para realização da coleta de amostra de água foi o Clube Guaíra Campestre, localizado na Avenida Serafim de Camargo Ribas, Bairro Boqueirão, onde foram colhidas amostras de água para análise microbiológica pela...
tracking img