Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO
2 – PARTE 1 – DEFINIÇÃO DE ATIVO
2.1 – Principais Conceitos Atribuídos por escritores
3 – AVALIAÇÃO DE ATIVOS, OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE ATIVOS E ATRIBUTOS BÁSICOS NA MENSURAÇÃO DE ATIVOS
3.1 – Conceituar Avaliação e Mensuração
3.2 – Discorrer sobre o objetivo da avaliação de ativos
3.3 – Citar e explicar os atributos básicos na mensuração de ativos
4 – FORMAS DEAVALIAÇÃO DE ATIVOS
4.1 – Valores de entrada ( apresentar suas formas)
4.2 – Valores de saída ( apresentar suas formas)
5 – CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Os profissionais da contabilidade sempre estão preocupados em gerar informações que surtam efeito ao serem utilizadas pelos seus usuários, e desta forma tem como ponto de preocupação, dentre outros, o Ativo. No ativo estão aplicados os recursosindispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa.
Hoje em dia existe uma grande preocupação entre os gestores em possuírem um ótimo sistema de mensuração e avaliação da empresa como um todo. Um bom inicio para que se obtenha êxito na mensuração e avaliação do desempenho, é se ter em mente que ambos visam atender necessidadesespecificas nas fases de planejamento, execução, controle e tomada de decisão das atividades desenvolvidas pela empresa.
A contabilidade, sendo uma ciência que têm como objetivo de prestar informações relevantes para atender as necessidades da empresa, vem ao longo do tempo buscando novas medidas de mensuração e avaliação dos diversos meios e recursos que compõe a entidade patrimonial.DESENVOLVIMENTO

Inicialmente, para atender as propostas de nosso estudo, conceituaremos o que seja Ativo. Hendriksen e Breda (1999: 283) definiu o ativo, como sendo os “ benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma entidade em conseqüência de transações ou eventos passados.” Segundo Sprouse e Moonizt (1997: 123),”... ativos representam benefícios futuros esperados, direitosque foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada.
Com base nas afirmações anteriores concluímos que, o principal atributo de um elemento do ativo é a potencialidade de gerar benefícios futuros á empresa, sendo que a melhor alternativa para se mensurá-lo, seria o critério que aproxima a mensuração dos benefícios futuros esperados. “ Podemos considerar,portanto, que o ativo é a totalidade dos recursos econômicos, materiais ou não, de propriedade da empresa ou que esteja no gozo de seu uso e posse, sendo utilizados na consecução dos fins operacionais da entidade e que gerem uma expectativa positiva em seu fluxo de caixa futuro,” (LIMA, AQUINO E NASCIMENTO, 1997).
Segundo Panton (1924), Apud Iudícibus (1997:94) “ Ativo é qualquer contraprestação ounão, possuída por uma empresa e que tenha valor para ela”; Aqui, o autor destacou o valor e o poder de troca que os mesmos terão, pois do contrário não teria sentido figurar em seu patrimônio. Outro conceito bem atual defendido por Iudícibus e Marion (1999:145), “Ativo, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade capaz, direta ou indiretamente,mediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa”.
O ativo para ser considerado como tal, deve trazer consigo algo que possa ser utilizado pela empresa e que possa auxiliar na geração de resultados pelos menos dentro do prazo de sua vida útil.
Analisando vários outros conceitos com diferentes enfoques e pontos de vista, pode-se verificar que a maioria deles se diferencia, referindo-se áscaracterísticas, função e finalidade dos ativos, principalmente com relação á evolução temporal.
Foi verificado também, que com o passar do tempo, aos conceitos foram acrescentados um numero de detalhamentos e características pertinentes á época de sua ocorrência, que vem de encontro a um dos principais objetivos das empresas comerciais e industriais que é o lucro.

AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE ATIVOS...
tracking img