Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.eps.ufsc.br/disserta/cledy/cap_2/cap_2.htm.

CAPÍTULO II
2. ANÁLISE DE CRÉDITO
2.1. INTRODUÇÃO
A análise de crédito é tarefa bastante complexa e de fundamental importância numa instituição financeira.

Para os bancos e 'instituições de crédito em geral, cujo principal produto é o dinheiro, não há a possibilidade de venda a vista, o que toma o crédito o próprio negócio dainstituição.

Neste capítulo é apresentado um levantamento sobre análise de crédito e definições conforme parâmetros da instituição financeira onde foram realizadas as pesquisas para a aquisição do conhecimento.
2.2. CRÉDITO
2.2.1. CONCEITO

Como a própria palavra já diz, crédito é confiança. Confiança em uma pessoa que hoje se compromete a cumprir uma obrigação futura. As obrigações de cunhopecuniário, por meio do crédito, agilizam as atividades econômicas
principalmente pelo fato de uma pessoa poder satisfazer hoje uma necessidade ou prazer pagando o seu preço no futuro[FILHO, 1990].

Segundo Schrickel[1994], crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou
ceder, temporariamente, parte de seu patrimônio a um terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte asua posse integralmente, após decorrido o tempo estipulado. Esta parte do patrimônio pode ser materializada por dinheiro (empréstimo monetário) ou bens (empréstimo para uso, ou venda com pagamento parcelado, ou a prazo).

Conforme Silva[ 1988] , numa instituição financeira bancária as operações de crédito se constituem seu próprio negócio. Dessa forma , o banco empresta dinheiro ou financiabens aos seus clientes, funcionando como uma espécie de " intermediário financeiro ", pois, os recursos que aplica são captados no mercado através dos depósitos efetuados por milhares de clientes-depositantes.

A concessão de crédito num banco consiste em emprestar dinheiro, isto é, colocar à disposição do cliente determinado valor monetário em determinado momento, mediante promessa de pagamentofuturo. A taxa de juros será a retribuição por essa prestação de serviço, cujo recebimento poderá ser antecipado, periódico ou mesmo ao final do período, juntamente com o principal emprestado.

O crédito pode fazer com que as empresas aumentem seu nível de atividade; estimular o consumo influenciando na demanda; cumprir uma função social ajudando as pessoas a obterem moradia, bens e até alimentos;facilitar a execução de projetos para os quais as empresas não disponham de recursos próprios suficientes. A tudo isso, por outro lado, deve-se acrescentar que o crédito pode tomar empresas ou pessoas físicas altamente endividadas, assim como pode ser parte componente de um processo inflacionário[SILVA, 1988].

2.3. ANÁLISE DE CRÉDITO
2.3.1. DEFINIÇÃO
A análise de crédito envolve a habilidadede fazer uma decisão de crédito, dentro de um cenário de incertezas e constantes mutações e informações incompletas. Esta habilidade depende da capacidade de analisar logicamente situações, não raro, complexas, e chegar a uma conclusão clara, prática e factível de ser implementada [SCHRICKEL, 1994].

Em âmbito geral, a análise de crédito é um processo que envolve a reunião de todas asinformações disponíveis a respeito de um tomador de crédito, que pode ser pessoa física ou jurídica, com o objetivo de decidir sobre a concessão ou não de crédito para o solicitante.

Basicamente, a concessão ou não de crédito se dá a partir da análise da proposta de crédito do solicitante; balancetes apresentados; faturamentos; Questionário de avaliação; resumo da situação de balanço; ramo da atividade emque atua; etc.
2.3.2. OBJETIVO
O principal objetivo da análise de crédito numa instituição financeira (como para qualquer emprestador) é o de identificar os riscos nas situações de empréstimo, evidenciar conclusões quanto à capacidade de repagamento do tomador, e fazer recomendações relativas à melhor estruturação e tipo de empréstimo a conceder.
Os instrumentos específicos de análise...
tracking img