Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Custos Diretos

Os custos são classificados como diretos, quando podem ser identificados diretamente ao produto. Não se faz necessário um critério de rateio para determiná-los. Podem ser identificados com 100% de certeza. custos diretos de produção podem ser identificados diretamente ao produto”.

Custos Indiretos

São classificados como indiretos os custos que não podem seridentificados diretamente ao produto. Para determiná-los, é necessário um critério de rateio, critério esse por vezes bastante arbitrário e impreciso.
Os gastos gerais de fabricação, também chamados custos indiretos industriais, incluem todos os demais custos incorridos na produção (inspeção, manutenção, almoxarifado, supervisão, administração da fábrica, depreciação, energia, seguros etc.) e são, em geral,atribuídos aos produtos por meio de rateios. Tais custos são geralmente aplicados com base no número de horas ou valor da mão-de-obra direta, ou horas-máquina etc.

Classificação dos Custos em Fixos e Variáveis

Além de seu agrupamento em Diretos e Indiretos, os custos podem ser
classificados de outras formas diferentes. Uma outra forma bastante
comum, e muito importante, é a que leva emconta o valor total do custo
numa unidade de tempo e sua relação com o volume de produção. Nesta
classificação, os custos são considerados Fixos ou Variáveis.

Custos Fixos

Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção,sendo mesmo fixos realmente em sua grande maioria. . Independem portanto, do nível de atividade,conhecidos também como custo de estrutura. Um exemplo típico desse tipo de custo é o aluguel da fábrica, que para um mês específico tem um valor determinado, independente do volume de produção.

Custeio Variável

O Critério do Custeio Variável fundamenta-se na idéia de que os custos e as despesas que devem ser inventariáveis serão apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva eque sejam variáveis em relação a uma medida dessa atividade. É um instrumento de grande utilidade para a gerência em sua função de planejamento das operações. É um método muito empregado nos casos em que há grande variedade de produtos diferentes.
Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente à produção, por exemplo: matérias-primas. Se utilizarmos duas unidades de matéria-prima paraproduzir uma unidade de produto, utilizaremos quatro unidades de matéria-prima para produzir duas unidades de produto.
Custeio variável é o tipo de custeio que considera como custo de produção do período apenas os custos incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamentecontra o resultado do período.
O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites.
Algumas vantagens do custeio variável. O custeio variavel é particularmente aproveitado pelaadministração com sucesso nos casos em que se deseja saber, com segurança, quais podutos, linhas de produtos, departamentos, territorios de vendas, clientes e outros segmentos que são lucrativos e onde a Contabilidade de Custos deseja ionvestigar os efeitos inter-relacionados das mudanças ocorridas nas quantidades produzidas e vendidas, nos preços e nos custos e despesas. O custeamento variavelapresenta imediantamente a margem de contribuição. Ele determina os produtos que podem ter suas vendas incentivadas ou reduzidas e aqueles que podem ser excluídos da linha de produção, além de identificar os produtos que proporcionam maior rentabilidade quando existem fatores que limitam a produção (gargalos), permitindo o uso mais racional desses fatores e também definir o preço dos produtos em...
tracking img