Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA CONTABILIDADE-ATPS

CAXIAS DO SUL
2011
Etapa 1
A origem da contabilidade e os primeiros sinais na antiguidade
A contabilidade e sua história é bem antiga, tão antiga quanto a civilização. Está ligada ás primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse de perpetuação e interpretação de fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôspara alcançar os objetivos finais.
Depois do homem abandonar o período de caça, ele se voltou para a agricultura e a criação de animais, a organização baseada na exploração do solo acarretou em separatividade acabando com a vida comunitária, assim surgindo divisões e a propriedade. A partir desse momento cada individuo criava sua própria riqueza.
Ao falecer, o legado deixado pela pessoa não era“dissolvida” mas sim era deixada como herança aos seus filhos, essa herança deixada pelos pais (pater, patris) foi chamada de patrimônio. O termo passou a ser usado para denominar valores, mesmo que estes para denominar valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da contabilidade propriamente dita esta ligada com a necessidade de ter registros do comercio. Há indícios de que asprimeiras cidades comerciais eram do povo fenício. Mas também a pratica do comercio não era exclusiva destes sendo exercida nas principais cidades da antiguidade também. O ato de troca e venda era exercida pelos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando eram feitas transações. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simplesmente registros ou relatóriossobre o fato, mas as cobranças de impostos, na Babilônia já era feita com a escrita, mesmo que rústica. Há registros de que um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo em seu país no ano de 2000 a.C.
Conforme o homem começou a ter mais valores de patrimônios, ele se preocupava quanto aquilo ia lhe render e qual seria a forma mais simples de aumentar as suas posses, mas asinformações não estavam mais sendo de fácil memorização, então foi com um pensamento do “futuro” que levou com que o homem tivesse seus primeiros registros reais possibilidades de uso, de consumo, de produção.
Com o surgimento das primeiras administrações, apareceu a necessidade de um maior controle que não poderia ser feito sem um devido registro, para que se pudesse prestar conta da coisaadministrativa. Naquela época não havia credito, ou seja, as compras e vendas eram efetuadas com pagamentos à vista. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou um real registro.
Em 200 a.C na Republica Romana já traziam receitas de caixas chamadas de rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e divisões. No períodomedieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, mas somente na Itália surgiu o termo CONTABLILITÁ.
A evolução da contabilidade
A evolução da contabilidade pode ser resumida em quatro períodos: contabilidade do mundo antigo, contabilidade do mundo medieval, contabilidade do mundo moderno e contabilidade do mundo cientificam.
-Contabilidade domundo antigo: foi o período que se iniciou com as primeiras civilizações e foi ate 1202 da era Cristã, quando apareceu a Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonari, o pisano.
-Contabilidade do mundo medieval: período que vai de 1202 até 1494, quando apareceu o “tractus de conputis et scripturis”(contabilidade por partidas dobradas) que enfatizou que a teoria da contábil do debito e do créditocorresponde à teoria dos números positivos e negativos.
-Contabilidade do mundo moderno: período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra “La contabilitá alle amministrazioni private e pubbliche” obra marcante na historia da contabilidade.
-Contabilidade do mundo científico: período que se inicia em 1940 e continua até os dias de hoje.

Etapa 2
O objetivo da contabilidade
O...
tracking img