Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁCIO-FASE (FACULDADE DE SERGIPE)
FACULDADE DE FISIOTERAPIA

TRABALHO DE CAMPO DA DISCIPLINA
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA

ESTUDO REALIZADO NA CLÍNICA UNIFICA (UNIDADE DE FISIOTERAPIA DE CAPELA)

RELATÓRIO DE VISITA

PROFESSOR: THIAGO SILVEIRA PRADOCINDY GUTIERREZ MELO
2013
VISITA E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTE EM TRATAMENTO

HISTÓRIA DO PACIENTE

A senhora Maria Oliveira Santos, idosa de 72 anos moradora do município de Capela, lembra que saia de casa para fazer exames de rotina quando no meio do caminho sentiu-se tonta, formigamento numdos lados do corpo, fraqueza e sem consegui falar com as pessoas, foi levada para um posto de saúde do munícipio onde foi detectado o AVC, a paciente teve uma perca de memória e lembra que insistia em ir para casa que não havia acontecido nada e ela estava bem. Depois de fazer exames e descobri o tipo do AVC que ela havia sofrido (Isquêmico), a paciente começou a fazer o tratamento fisioterapêutico.Palavras do Fisioterapeuta sobre o caso.

Edinha Nascimento Arimatéa, O AVC (acidente vascular cerebral) possui vários nomes, o mais correto é AVE (acidente vascular encefálico), mas também pode ser chamado de infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou o popular derrame cerebral. Neste caso abordamos o Isquêmico. O ataque isquêmico transitório, conhecido como AIT,ocorre quando os sintomas do AVC desaparecem com menos de 24 horas após o seu início. O AIT é um derrame incompleto, que ocorre quando a isquemia consegue ser revertida espontaneamente antes que ocorra o infarto da região acometida, que é o caso da minha paciente. A Sra. Maria chegou a minha clinica de cadeiras de rodas, com bastantes movimentos involuntários que são uns dos principais vestígiosdeixados pela doença e muito dependente de pessoas para ajuda-la no dia-dia. Uma paciente que se ajuda muita e tem muita força de vontade. E hoje já anda, com seus próprios passos às vezes com ajuda de um anda já ou não, faz algumas coisas simples que antes não conseguia como: lavar o seu prato, tomar banho e vestir a sua própria roupa.

RELATOS DO ESTUDANTE

No meuprimeiro dia de visita a clinica cheguei um pouco mais cedo para observar o local e achei bem espaçoso, claro, adaptado para pessoas com deficiência e com os aparelhos necessários para um bom atendimento ao paciente. A paciente logo chegou em seu aparelho que a ajuda a andar sem precisar de alguém segurando, sorridente e muito comunicativa. Fui apresentada a ela e logo começou a me contar sobre asua vida, durante o seu tratamento pude observar que tem muita força de vontade durante os exercícios passados pela fisioterapeuta, quase sem nenhuma dificuldade fazia cada um sem reclamar ou fazer cara feia, e disse que pedia para a fisioterapeuta passar alguns que ela pudesse fazer em casa. Nos outros dias de visita pude observar o trabalho do fisioterapeuta com a paciente e prestar atenção nosresultados da paciente que durante cinco meses de tratamento já andava e conseguia controlar os movimentos involuntários e falar com clareza.



SOBRE A DOENÇA

A interrupção do fluxo sanguíneo, em determinada parte do cérebro, resulta em súbita lesão da mesma, ocasionando o conjunto de sintomas que caracterizam o "derrame". É frequente ouso de outros nomes, tais como: choque, apoplexia, espasmo cerebral, trombose cerebral e acidente vascular cerebral.
O paciente perde o controle dos movimentos e seus membros lhe recusam a obediência. Não é de se estranhar, pois, que ele se apresente deprimido, irritadiço, às vezes até agressivo: ele está profundamente apreensivo, já que é incapaz de prover às próprias necessidades, ou de...
tracking img