Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia Humana

1- Denominar os 12 pares de nervos cranianos e especificar as funções de cada um deles.
Os nervos cranianos partem do encéfalo, em doze pares, conectando - o a órgãosdo sentido e músculos, principalmente aos localizados na região da cabeça.
São eles:
I – Nervo olfatório: É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados aoolfato.
II – Nervo óptico: Também sensitivo. Suas fibras estão relacionadas aos impulsos visuais.
III- Nervo óculo-motor: Tem a função de motricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupilae grande parte dos músculos extrínsecos do bulbo do olho, sua origem se dá nos pedúnculos cerebrais. 
IV- Nervo troclear: Passa pela fissura orbital superior tem a função de motricidade domúsculo oblíquo superior do bulbo do olho, é originado nos pedúnculos cerebrais. 
VI- Nervo abducente: Nervos predominantemente do tipo motor, responsáveis por informações relacionadas aosmovimentos dos olhos, incluindo também o ajustamento do foco e de luz. Algumas fibras sensitivas atuam no que se diz respeito a informações relativas às condições musculares do indivíduo.
V- Nervotrigêmeo: É um nervo misto: fibras motoras estão relacionadas aos músculos da mastigação; e as do tipo sensitivas, enviam mensagens dos olhos, glândulas lacrimais, pálpebras, dentes, gengivas, lábios,palato, pele da face e couro cabeludo.
VII- Nervo facial: Nervo misto. Fibras motoras fornecem impulsos relacionados à expressão facial e liberação de lágrimas e saliva. Fibras sensitivas sãoresponsáveis por aspectos relacionados à gustação.
VIII- Nervo vestíbulococlear: Sensitivo. Está relacionado ao equilíbrio corporal e audição.
IX- Nervo glossofaríngeo: Do tipo misto, sendo queas fibras sensitivas são responsáveis pelos impulsos originários da faringe, tonsilas, língua e carótidas; e as motoras, por levar impulsos às glândulas salivares e músculos faríngeos.
X-...
tracking img