Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
1 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE 04
1.1 Origem da Contabilidade e os sinais que a evidenciam na antiguidade 04
1.2 Primeiros registros até as partidas dobradas 04
1.3 A Contabilidade nos dias de hoje e no futuro 05
2 A CONTABILIDADE 06
2.1 Objetivo da Contabilidade, principais usuários e suas necessidades 06
2.2 Característicasqualitativas das Demonstrações Contábeis 06
2.3 Relatório da Diretoria 07
3 PRINCÍPIOS CONTÁBEIS 08
4 CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CONTABILIDADE 10
4.1 Ativo e suas formas de avaliação 10
4.2 Ativo intangível 10
4.3 Passivo 11
4.4 Patrimônio líquido 11
4.5 Contas de reserva 11
4.6 Receitas 12
4.7 Despesas 12
4.8 Perdas e ganhos 12
CONCLUSÃO 13REFERÊNCIAS 14








INTRODUÇÃO


Como ciência social, a Contabilidade recebe as influências do ambiente em que atua, refletindo as necessidades locais de cada nação conforme a sua época. A Contabilidade recebeu uma série de influências de estudiosos, cientistas e pesquisadores que contribuíram para sua evolução. Assim iniciamos esse trabalho apresentando a evolução daContabilidade, desde a sua origem até os dias atuais.
Na segunda parte do trabalho falamos sobre o objetivo dessa Contabilidade, seus principais usuários e necessidades, além de abordar itens como: Relatório da Diretoria, Notas Explicativas, Parecer dos Auditores e Valor Adicionado.
Os Princípios Contábeis constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos daContabilidade, desta forma apresentamos um relatório sobre os Princípios Contábeis e um quadro comparativo entre os princípios e postulados contábeis emitidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e os princípios segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
A Contabilidade, através de suas contas, sistematiza todas as operações dasentidades com ou sem fins lucrativos. Assim identificamos e definimos na última etapa, os conceitos básicos sobre Contabilidade, reforçando a importância dessa área para todas as empresas.






























1 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE

1. Origem da Contabilidade e os sinais que a evidenciam na antiguidade

A Contabilidade existe desde oinício da civilização. Ela vem sendo utilizada desde o período da Pré-História. Nessa época foram encontrados materiais utilizados por civilizações pré-históricas que caracterizam um sistema contábil, constituído de pequenas fichas de barro que eram utilizadas para medir o patrimônio (animais).
Ela surgiu da necessidade de registros do comércio, onde a atividade de troca e venda, requeria oacompanhamento das transações de seus bens. Antigamente as trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros de forma rudimentar. Sem a escrita, sem número e sem moeda, a contabilidade, como inventário, era evidenciada através de desenhos, figuras, para identificar o patrimônio existente. Depois com marcas em árvores e pedras, para assim conferir seu rebanho em termos de crescimento oude perdas.

2. Primeiros registros até as partidas dobradas


Com o surgimento das primeiras administrações, surge a necessidade de controle e assim o devido registro, a fim de que pudesse prestar conta do bem administrado. A Contabilidade apresenta quatro períodos distintos:


• 1º período - História antiga ou da contabilidade empírica. Os registros ou gravações apareceram com asprimeiras manifestações humanas e consequentemente com a necessidade de proteção à posse e ao domínio, tornando o controle obrigatório à medida que crescia o patrimônio.
• 2º período - História média ou da sistematização da contabilidade, teve início com o fim da idade empírica. Tem a Itália como berço onde apareceram os primeiros livros utilizados para registros contábeis, até hoje...
tracking img