Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA - 1
1 - QUAL A ORIGEM DA CONTABILIDADE ?
A origem da contabilidade, atual, conhecida como contabilidade das partidas dobradas, surgiu nas cidade- estados italianas e remota a expansão comercial dos anos de 1300 e ano conseqüente do desenvolvimento das operações de crédito.
A origem da contabilidade esta relacionada a necessidade de registros do comercio, pois a medida que o homemcomeçava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização, surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a contabilidade.

2 – QUAIS OS PRIMEIROS SINAIS DE QUE EXISTIA ACONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE?

Os historiadores remetem a cerca de 8.000 a. C. os primeiros sinais, ainda que primitivos, de registro contábeis. Através de instrumento rudimentares, como fichas de barro ou pedra, o homem primitivo utilizava vultos em píricos da contabilidade para registrar e, até mesmo, controlar o seu patrimônio
Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas debarro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem ou fosse emprestado, a sua ficha seria igualmente transferida para um outro receptáculo de barro, registrando dessa forma o evento ocorrido e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário.Dessa forma, um único evento contábil (por exemplo, um empréstimo de um boi) envolveria dois receptáculos de barro: um, representando o estoque de bois do dono do boi, forneceria uma ficha e outro, representando o direito do dono do boi sobre a pessoa que estava tomando o boi emprestado, receberia esta ficha. Isto seria um duplo registro da transação, ou em outras palavras, um lançamento departida dobrada.

A Contabilidade e suas práticas existem na sociedade desde tempos remotos, e seus processos de registros foram evoluindo para acompanhar o próprio desenvolvimento social. Segundo Sá (1999, p.17):
Acredita-se que a gênese dos primeiros registros se encontra nos sulcos ou rabiscos e sinais encontrados nas grutas e cavernas da Antigüidade, sendo esse fato um ponto de divergência paraos historiadores que defendem a idéia de que tais “figuras” serem manifestações artísticas. Independentemente de serem manifestações artísticas, é inegável que o mesmo tenha contribuído para o surgimento dos primeiros registros. O desenvolvimento das civilizações, impulsionado pela economia de produção e o surgimento da escrita também foram um dos fatores de influência para o desenvolvimento dosregistros contábeis. A Contabilidade primitiva, era utilizada como ferramenta de o controle e o registro bens, tanto a nível de relações comerciais como de apoio as atividades do Estado, que necessitava de mecanismos de controle para fins de arrecadação e meio controlar suas riquezas, cujas relações foram se intensificando cada vez mais com o próprio progresso das civilizações.
Analisando oprogresso das civilizações, e os próprios meios e recursos disponíveis de evidenciação dos fatos, percebe-se que os registro e controles, nem sempre assumiram a mesma característica, ou eram determinado de mesma forma, mais tão somente a lógica contábil inserida em suas ações, caracterizam-se como a mesma.
Os Sumérios, segundo Schmidt (2000, p.76), utilizavam-se de tábuas para registrar as transaçõesefetuadas. Nessas tábuas, ou fichas de argila, eram mantidos os controles da produção, dos bens, das transações. Essas fichas de barro foram classificadas em duas categorias: fichas simples e complexas. As simples – eram esféricas, arredondadas, triangulares, ou retangulares e traçam por volta de 8000 a. C, sendo criadas principalmente em zonas rurais; as complexas – também possuíam uma...
tracking img