Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM DA CONTABILIDADE:
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que foram se aperfeiçoando e especializando, a contabilidade é definida como a Ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que alteram o patrimônio de uma entidade. Sua origem está ligada,principalmente, a necessidade que os comerciantes da época tinham em registrar de forma precisa e organizada as suas transações comerciais.
O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Assim iniciando a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, a contabilidade se divide em quatro períodos:
CONTABILIDADE DO MUNDOANTIGO - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria de Leonardo Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494,quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas)de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil dodébito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obramarcante na história da
Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
A contabilidade de custos para fins gerenciais incorporou conceitos de economia,
administração, engenharia e outros para acompanhar as mudanças do mundo moderno e facilitar "feedbacks" (*) para examinar a adequação de atos já executados ou em fase deplanejamento em relação às finalidades desejadas.
Portanto, a contabilidade de custos tornou-se a ferramenta principal para a contabilidade gerencial. Para entender essa importância, é preciso conhecer as principais diferenças entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial.
Na contabilidade financeira, os proveitos são contabilizados apenas quando há um recebimento, e os encargos sãoconsiderados somente quando ocorre um pagamento. Assim, a contabilidade de custos para fins gerenciais complementa a contabilidade financeira para obter a apuração de resultados. 
OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE:
Os primeiros registros contábeis, utilizando escritas rudimentares, foram realizados na Babilônia, por volta do ano 2.000 A.C. , com ointuito de registrar os negócios praticados pelos governantes da época.
Entretanto, há registros que a contabilidade já era praticada por volta de 5.000 A.C. Nesta época os registros eram feitos em tábuas retangulares de argila, como as Tábuas de Uruk.
As tábuas da cidade de Uruk, na Suméria, mediam de 2,5 a 4,5 centímetros e faziam uma combinação entre o figurativa e o numérico.

                                                                      Tábua de Uruk

Na cidade de Ur, na Caldéia, onde viveu Abraão, personagem bíblico citado no livro Gênesis, encontram-se, em escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja, Custos Diretos.
Isto significa que, há 5.000 anos antes deCristo, o homem já considerava fundamental apurar os seus custos. Os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam a 6.000 anos antes de Cristo.
A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. O inventário revestia-se de tal importância, que a contagem do boi, divindade...
tracking img