Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVOS
Em contabilidade, ativo é considerado um termo básico para expressar o conjunto de Bens, Valores, Créditos, Direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio de uma pessoa, sendo singular ou coletiva.
Sendo assim, o ativo em uma empresa deve trazer consigo resultados que possam ser utilizados dentro do prazo de sua vida útil.
Ativo é tudo que denomina de Bens e Direitos, ondeestão englobados os bens e Direitos da empresa (duplicatas a receber, contas a receber, caixa, carros, imóveis, terrenos, maquinários e etc.).
Ampliando-se um pouco mais os conceitos acima, pode-se, então, concluir que o ativo representa os futuros resultados econômicos, expressos monetariamente ao valor presente, que uma entidade espera obter, mediante a aplicação de recursos tangíveis ouintangíveis, cuja posse ou controle ela detém, com o objetivo de dar continuidade à entidade.

Critérios de Avaliação do Ativo
Direitos, Títulos de Crédito e quaisquer Valores Mobiliários.
Os direitos e títulos de crédito, e quaisquer valores mobiliários serão avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor.
Exclui-se os já prescritos.
Efetua-se as provisõesadequadas para ajustar o valor provável de realização;
O custo de aquisição poderá ser aumentado, até o valor de mercado, para registro de correção monetária, variação cambial ou juros acrescidos.
Estoques
Os estoques serão avaliados pelo custo de aquisição/produção ou mercado, entre os dois o menor. Se o preço de mercado for menor do que o custo, faz-se a provisão para ajuste ao valor de mercado.Investimentos Relevantes em Sociedades Coligadas e Controladas
Serão avaliados pelo preço de custo, corrigido monetariamente e ajustado pelo método da equivalência patrimonial, ou seja com base no patrimônio da coligada ou controlada. Investimentos em forma de ações ou quotas que não sejam em Coligadas ou Controladas, ou mesmo os feitos em tais empresas, porém Irrelevantes.Serão avaliados pelo custo de aquisição, corrigido monetariamente, deduzido de provisão para perda provável na realização de seu valor, quando esta perda estiver comprovada como permanente.
Demais Investimentos
Serão avaliados pelo custo de aquisição corrigido monetariamente, deduzido da provisão para perdas prováveis na realização de seu valor, ou da provisão para redução ao valor de mercado,quando este for inferior.
Imobilizado
Os bens do imobilizado serão avaliados pelo custo de aquisição corrigido monetariamente, deduzido da depreciação, amortização ou exaustão acumulada e acrescido eventualmente do valor de reavaliação efetuada.
Ativo Diferido
O Ativo Diferido será avaliado pelo valor das despesas ou preço de custo, corrigido monetariamente, deduzido da amortização acumulada.ATIVO INTANGÍVEL

É um ativo não monetário, ou seja, representado por bens e direitos associados a uma organização. O Ativo Intangível encontra-se no Balanço Patrimonial das empresas em subgrupos do Ativo Não Circulante.
O Ativo Não Circulante baseia-se no conceito da contabilidade incluindo – se neste grupo todos os bens de permanência duradoura. O Ativo NãoCirculante é composto pelos seguintes subgrupos:

• Ativo Realizável À Longo Prazo
• Investimentos
• Imobilizado
• Intangível

Como se pode analisar, o ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial que tem a principal característica de gerar benefícios futuros para a empresa. Ativos Intangíveis são importantes fontes de valorização das empresas, sendo fatores como marca.Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis, os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, softwares e o fundo de comércio adquirido.
Trata-se de um desmembramento do ativo imobilizado, que, a partir da vigência da Lei 11.638/2007, ou seja, a partir de...
tracking img