Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comércio Exterior Gestão Portuária Logística Análise de Cenários
2º Semestre - 2012
Prof. Luís Laranjeira

Análise de Cenários

4. Enfrentando a Incerteza
Prof. Luís Laranjeira

1.Introdução
O conhecimento tem limites e a maior certeza que nos foi oferecida nesta primeira década do século 21 é a da definitiva indestrutibilidade das incertezas. Todos os grandes acontecimentos doséculo passado, como a deflagração da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, a Revolução Soviética no império czarista, as vitórias do comunismo e do nazismo, a derrota da França, as resistências de Moscou e Stalingrado, foram fatos inesperados. Mesmo o inesperado de 1989: a queda do muro de Berlim, o colapso soviético, a guerra da Iugoslávia.
Prof. Luís Laranjeira

Depois, mais recentemente, aqueda das torres gêmeas e, por consequência, a queda dos regimes talibãs, e agora a chamada primavera árabe, com o tombo de ditaduras arraigadas.
Nada disso foi antevisto. A incerteza da economia está ligada a esse caráter essencialmente caótico da própria história da sociedade humana.

Por isso que, quando os teóricos da economia descobrem novas ilhas ou arquipélagos de certezas, deveriam saberque navegam em um oceano de incertezas. A improbabilidade leva às crises econômico-financeiras, apesar de sabermos que elas sempre virão, da mesma forma como sabemos que a morte virá: mas quando?
Prof. Luís Laranjeira

Percebe-se, portanto, que a incerteza sempre foi uma preocupação da humanidade. Para as organizações não é diferente, pois carecem de certezas no que se refere ao futuro.Atualmente, o ambiente de negócios está mais frequentemente sofrendo impactos de eventos inesperados, sejam eles procedentes de ações humanas ou de desastres naturais. Nesse contexto, os estudos prospectivos e consequentes cenários prospectivos construídos se apresentam como uma alternativa para minimização dos efeitos adversos e aproveitamento dos oportunos que possam vir a se materializar emdecorrência das incertezas enfrentadas.
Prof. Luís Laranjeira

Incerteza, de acordo com Ayres e Axtell (1996), caracteriza um evento em que as probabilidades não são conhecidas, mas as variáveis sim.
Existem, também, as forças de incerteza crítica, que são indispensáveis à flexibilidade da previsão de cenários. Essas incertezas, relacionadas aos elementos pré-determinados, são tão importantes quantoo próprio assunto que produz os cenários.

São elas que permitem dar apoio e suporte à construção do cenário.
Os militares, por exemplo, ao discutirem as incertezas de um cenário de batalha diriam ao general: “Sabemos que eles vêm pelo leste, general, mas não sabemos se atravessarão a montanha ou a floresta, de dia ou de noite. Eis o que faremos em cada caso!”
Prof. Luís Laranjeira

2.Categorias de Incerteza
Não se sabe o que ocorrerá no futuro, mas essa ignorância não é total.

Nesse contexto, podem-se identificar três categorias de incerteza:

• Riscos

• Incertezas estruturais
• Impossíveis de conhecer

Prof. Luís Laranjeira

2.1 Riscos
Ocorre onde há suficiente precedente histórico, na forma de eventos similares, para dar capacidade ao estímulo deprobabilidades de vários possíveis resultados. O risco é uma palavra bastante usual e apresenta uma ideia relacionada à incerteza em relação ao futuro.
Geralmente está ligada a um fator negativo, ameaça de perda, motivo pelo qual o risco é algo a ser identificado, avaliado e controlado. Identificar esses riscos, no entanto, pode não ser tão simples assim, pois, as ameaças e incertezas que podem gerarprejuízos às organizações são muito mais abrangentes do que se poderia imaginar à primeira vista (GIMENES, 2003).
Prof. Luís Laranjeira

Segundo VIEIRA (1997), a análise de risco compreende duas etapas sequenciadas:

• A qualificação ou identificação dos riscos - esta fase diz respeito ao levantamento das incertezas existentes, dos riscos associados, suas causas e formas de ocorrência.

• A...
tracking img