Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Convenção Contábil da Materialidade (ou Relevância) dispõe que o rigor da apropriação de todos os critérios de avaliação e classificação deve ser feito com relação aos itens que são importantes emmatéria de utilização pelos usuários das informações contábeis, quer internos (administradores da empresa), quer externos (investidores, credores, Fisco, público em geral etc.).

Assim, itens quenão tenham nenhuma importância para os usuários das demonstrações contábeis devem ser tratados da maneira mais simples e barata possível, e não necessariamente de forma muito rigorosa, já que nesse casoa relação custo/benefício da informação seria extremamente desfavorável.

O contador deve ter bom senso para medir o nível de detalhamento, principalmente o dos controles internos, necessários eadequados para o ambiente empresarial em que atua e, a partir daí, dentro dos parâmetros da política interna da empresa, da aplicação das normas legais e dos demais princípios contábeis, estabelecer opatamar para aquilo que se pode tratar como irrelevante.

Todavia, também deve ficar claro que a aplicação da materialidade ou relevância não deve pretender extinguir toda e qualquer preocupação comdetalhes. É necessário observar que pequenos erros que se repetem sistematicamente, apesar de isoladamente imateriais ou irrelevantes, podem indicar falhas cujas proporções não alcançaram níveismaiores apenas por coincidência. Isso não quer dizer que seja necessário criar um controle específico, podendo ser suficiente ajustar algum procedimento, mas certamente pode-se estar diante de casos quemereçam alguma atenção ou até uma investigação mais cuidadosa.
Fonte: IOB
conhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônioparticular de uma pessoa física,independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. O...
tracking img