Contabilidade

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
CONTABILIDADE

1. OBJETO DA CONTABILIDA
A contabilidade tem como objeto de estudo o Patrimônio das Entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto qualitativo, quanto no aspectoquantitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudam suas consequências na dinâmica financeira. O Patrimônio da Entidade compreende o conjunto de bens, direitose obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza,independentemente de sua finalidade, que pode ter fins lucrativos ou não.
Perguntas:
Qual o objeto da contabilidade?
O que é Patrimônio da Entidade?

2. OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O objetivo principal dacontabilidade é permitir que os usuários* possam avaliar a situação financeira e econômica da entidade e inferir sobre tendências futuras da mesma.
*Usuários internos: administradores, gerentes,sócios e acionistas.
*Usuários externos: sócios ou acionistas não-controladores, bancos, clientes, governo, economistas e etc.
OBS: falta complementar.

3. FINALIDADE DA CONTABILIDADE
Aprincipal finalidade da contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade, através do Planejamento e Controle.
Planejamento consiste em adotar um modelo de açõesem diversos outros possíveis. Pode abranger toda entidade, com a mudança do comportamento até hoje adotado ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior da organização.
Controle está ligadoa análise da obediência das definições adotadas pela organização, verificando o desempenho da empresa e se suas metas foram alcançadas.

4. CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
O campo deatuação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc.
As Entidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!