Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicio
CONTABILIDADE NO BRASIL – Do Início ao Futuro
No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo – devido ao aumento dos gastos públicose também da renda nos Estados – um melhor controle fiscal.
Para isso, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com oBanco do Brasil (1808). Nasprovíncias,existia um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.
Hoje, as funções do contabilistanão são apenas de âmbito fiscal, mas sim, numa economia complexa, fornecer informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vemganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.
São áreas de análise contábil e operacional da empresa, e, para atuários, um profissional raro, há a especialização emestimativas e análises; o mercado para este cresce em virtude de planos de previdência privada.
Fábio Bésta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos.Demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou, muito perto de definir patrimônio como objeto da Contabilidade.
Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, quem pela primeiravez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. Chamando atenção para o fato de que a Contabilidade é muito mais do que mero registro; é um instrumento básico de gestão.Porém, a escola Européia não demonstrava na prática suas idéias fundamentais, ficando apenas na teoria, inviabilizando a flexibilidade necessária. Preocupavam-se mais em demonstrarque a Contabilidade era uma ciência do que fazer uma pesquisa séria. A partir de 1920, aproximadamente, inicia-se a fase de predominância norte-americana dentro da Contabilidade.
tracking img