Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Bancária
Conceito.
O estudo da Contabilidade Bancária nos países desenvolvidos começa a ganhar maior amplitudeenquadrado no campo da gestão bancária. No nosso país este ramo decontabilidade aplicada só éleccionada por algumas escolas técnicas e algumas faculdades, muitas das vezes dentro dosprogramas de contabilidade sectorial.Tal como noutros ramos de actividade o departamentode contabilidade numa instituição financeirareveste-se de maior importância e com maior relevância que nos outros sectores devido a importânciaque ela tem na economia, daí a necessidade de maiorcontrolo pelas autoridades monetárias.A Contabilidade Bancária é um ramo da contabilidade aplicada que estuda, regista e controla asoperações pertinentes a instituições de crédito e sociedades financeiras,determinando o resultadodestas operações e a situação do patrimonial.As características específicas do património das empresas bancárias e sociedades financeiras, anatureza própria das suas operações,tais como empréstimos, depósitos, cobrança de valores, etc. justifica o estudo da Contabilidade Bancária.

O Plano de Contas Para Instituições de Crédito e Sociedade Financeiras
A contabilidadecontém uma linguagem fundamental na actividade bancária, e como todas as formasde comunicação, vai sofrendo adaptações ao real sobre o qual interage de forma a manter aactualidade. A comunicação a estenível estabeleceu-se através da evolução do conceito denormalização contabilística que foi influenciando a evolução paralela do Plano de Contas paraInstituições de Crédito e Sociedades Financeirascom alterações em 1988, 1994 e 1999.

Sistematização do Plano de Contas
O Plano de Contas para as Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras em vigor (Aviso13/GGBM/99), estabelece umaaproximação ás regras e práticas da comunidade bancária internacionale é constituído por nove classes, nomeadamente:1.

Disponibilidades;2.

Aplicações;3.

Imobilizações;4.

Recursos Alheios;5....
tracking img