Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I

Operações com Mercadorias

1. Introdução

As Compras de Mercadorias e Vendas de Mercadorias você estava registrando na conta de Estoque de Mercadorias para Revenda no Ativo Circulante.
Agora chegou o momento de você conhecer como apurar se uma determinada Venda de Mercadoria ocorrerá Lucro ou Prejuízo para a empresa.

2. Métodos de contabilização dosestoques:

Para contabilizar as operações com Mercadorias existem dois métodos:
- Método da conta mista: consiste em utilizar uma única conta, que poderá ser chamada de Mercadorias, ou Estoque de Mercadorias, ou outra semelhante, para registrar todas as operações com Mercadorias (Estoques inicial e final, Compras, Vendas, Devoluções de Compras e Devoluções de Vendas).
- Método da contadesdobrada: consiste em utilizar as três contas básicas: Estoque de Mercadorias (para registrar os estoques inicial e final), Compras de Mercadorias e Vendas de Mercadorias. Podem, ainda, ser utilizadas as contas de Compras Anuladas (para registrar as Devoluções de Compras) e Vendas Anuladas (para registrar as Devoluções de Vendas.
A empresa poderá optar por um dos dois métodos, mas não poderá utilizarambos ao mesmo tempo, para não prejudicar a uniformidade de seus registros contábeis.
Seja qual for o método utilizado, a empresa poderá, ainda, adotar um dos seguintes sistemas:
- Inventário Permanente: Controlado permanentemente a cada compra, a cada venda.
- Inventário Periódico: Só é conhecido o valor dos estoques no final do período, após a contagem física de todas as mercadorias.Para esta atividade, adotaremos o Método da conta desdobrada com Inventário Periódico.

2.1 Registro das compras e das vendas de Mercadorias durante o ano.
Veja como deverão ser contabilizadas as compras e as vendas de Mercadorias pelo Método da conta desdobrada com Inventário Periódico:

a) Compras de Mercadorias
Exemplo:
Compra de mercadorias, conforme NF nr. 341, do fornecedor LeandroReis Ltda., no valor de $ 10.000 à vista.
O registro no Livro Diário ficará assim:
Compras de mercadorias
A Caixa
Conforme NF. 341, de Leandro Reis Ltda...... 10.000
b) Venda de Mercadorias
Exemplo:
Nossas vendas de mercadorias, à vista, conforme nossas Notas Fiscais nr. 2.000 a 2.020, no valor de $ 15.000.
O registro no Livro Diário ficará assim:
Caixa
A Vendas deMercadorias
Conforme nossas Notas Fiscais de 2.000 a 2.020. 15.000

Como você pode observar, quando a conta desdobrada com Inventário Periódico é utilizada para registrar Compras de Mercadorias, no livro Diário debita-se conta de Compras de Mercadorias e credita-se a conta Caixa, Bancos conta Movimento, Fornecedores ou Duplicatas a Pagar, conforme o caso. Da mesma forma, sempre queocorrer vendas de Mercadorias, credita-se a conta de Vendas de Mercadorias e debita-se a conta Caixa, Bancos conta Movimento, Clientes ou Duplicatas a Receber, conforme o caso.

Atividade Prática 1:

Contabilize, em partidas de Diário e em razonetes, os seguintes fatos, ocorridos em uma empresa comercial:

1) Compra de Mercadorias, à vista, de JC Santos Ltda., conforme NF 814, no valorde $ 10.000.
2) Compra de Mercadorias, a prazo, de Ferrari & Cia., conforme NF. 1.050, no valor de $ 6.000. Houve aceite, no ato, de duas duplicatas para vencimentos em 30 e 60 dias.
3) Venda de Mercadorias, à vista, conforme nossa NF. 180, no valor de $ 4.000.
4) Venda de Mercadorias, a prazo, conforme nossa NF. 1.200, ao cliente José Carlos de Souza, no valor de $ 3.000. Houveaceite, no ato, de três duplicatas para vencimentos de 30 em 30 dias.

3. Resultado Simplificado da Conta Mercadorias.

Nesta atividade você aprenderá a apurar o Resultado da conta Mercadorias para saber se a empresa comercial obteve lucro ou prejuízo em sua atividade principal. O método que iremos adotar será o método da conta desdobrada com sistema de inventário periódico.

3.1...
tracking img