Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Teoria Neoclássica (Escola Operacional ou do Processo Administrativo) surgiu na década de 50 a partir da necessidade de se utilizar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, retirando os exageros e distorções e condensando-os com outros conceitos válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas mais recentes.
Esta considera aAdministração uma técnica social. Isto leva à necessidade de que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro da organização.
A Teoria Neoclássica é identificada por algumas características: a ênfase na prática da administração, reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos princípiosclássicos de administração, ênfase nos resultados e objetivos e, o ecletismo com a direção de pessoas dentro das organizações. Ela, também, enfatiza as funções do administrador: planejamento, organização, direção e controle. No seu conjunto, as funções do administrador formam o processo administrativo.
Portanto, a Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações, pois estasnecessitavam de novas suposições com âmbito prático para o desenvolvimento da mesma.



DESENVOLVIMENTO

A Teoria Neoclássica da Administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 50 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos, decorrentes da época, que propõe uma retomada das abordagens das TeoriasClássica e Científica da Administração, de maneira a reestruturá-las as necessidades que surgiam.

Características da Teoria Neoclássica:

1-Ênfase na Prática da Administração
Na Teoria Neoclássica há uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, através do pragmatismo e da busca de resultados, concretos e palpáveis.
Os autores neoclássicos não esqueceram os conceitos teóricos daAdministração, mas procuravam desenvolve-los de maneira prática e utilizável, visando à ação administrativa, pois a teoria só teria valor quando fosse posta em prática.


2-Reafirmação Relativa dos Postulados Clássicos
A Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos queenvolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas em seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do que foi desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-a e reestruturando-a de acordo com as necessidades da época, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.

3- Ênfase nos Princípios Gerais de Administração
Os neoclássicosestabelecem normas de comportamento administrativo. Os princípios de administração que os clássicos usavam como ‘’leis’’ científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.
Os autores neoclássicos se preocupam em estabelecer os princípios gerais da Administração capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções.Esses princípios gerais, apresentados sob forma e conteúdo variados por parte de cada autor, procuram definir o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos seus subordinados.
Os princípios têm um papel na Administração equivalente ao das leis nas ciências físicas, pois visam demonstrar uma relação de causa-efeito. Enquanto a lei é umademonstração de certos fenômenos para proporcionar um guia para ação. Assim, os princípios não devem ser abordados de uma forma rígida e absoluta, mas relativa e flexível, porquanto devem ser aplicados a situações diversas, sujeitas a uma multiplicidade de variáveis que independem muitas vezes do controle do administrador. Daí o nome de princípios gerais de Administração, pois devem ser aplicados em...
tracking img