Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A necessidade de orçar é tão antiga quanto à humanidade. Os homens das cavernas precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos; com isso desenvolveram práticas de orçamento. Há vestígios de práticas orçamentárias formais anteriores à origem do dinheiro.
A origem da palavra orçamento deve-se aos antigos romanos, que usavam uma bolsa de tecido chamada fiscuspara coletar os impostos. Posteriormente, a palavra foi também utilizada para as bolsas da tesouraria e também para os funcionários que as usavam (LUNKES, 2003).
Porém, as raízes das práticas contemporâneas de orçamento devem-se ao desenvolvimento da Constituição inglesa em 1689. Esta Lei estabelecia que o rei, e depois o primeiro ministro, poderia cobrar certos impostos ou gastar recursos, massomente com a autorização do Parlamento.
Em meados do século XVIII, o primeiro ministro levava ao Parlamento os planos de despesas envoltos em uma grande bolsa de couro, cerimônia que passou a chamar-se de opening of the budget, ou abertura do orçamento (LUNKES, 2003).
Por volta de 1860, a França tinha desenvolvido um sistema de contabilidade uniforme, que foi aplicado a todos osdepartamentos e a todas as unidades dentro destes. Foi estabelecido um ano fiscal padrão e convenções de tempo para prestação de contas. Uma das exigências dos departamentos era explicar a programação fiscal das contas para todos os recursos que foram alocados e os procedimentos-padrão e relatórios de sistema de auditorias, bem como a reversão dos recursos não utilizados e o registro de todos os recursossolicitados. Além disso, o orçamento era elaborado e passou a ser considerado o principal instrumento de política do governo.
No Reino Unido, o primeiro ministro Gladstone, na metade do século XIX, viu nas técnicas orçamentárias francesas, um modo promissor para controlar as finanças do governo. Em 1861, a Inglaterra criou o Comitê de Contas Público no Parlamento e, em 1866, os Escritórios deControladoria e Auditoria Geral.
Nos Estados Unidos, no início do século XX, foram desenvolvidos conceitos, e uma série de práticas para planejamento e administração financeira, que vieram a ser conhecidos como o “movimento do orçamento público”. O orçamento público consistia em um plano elaborado contendo todas as atividades do governo. Ele compreendia todas as receitas e todas as despesas para umperíodo fiscal definido; para tanto, usava um número limitado de contas-padrão para promover o controle dos gastos. Além de permitir a flexibilidade administrativa, o mais importante era desenvolvido e proposto por um único executivo, que ajudado por seus assessores trabalhava para atingir os objetivos previamente definidos. Em 1907, Nova York tornou-se a primeira cidade a implementar o orçamentopúblico.
Em 1921, o Congresso norte-americano aprovou a obrigatoriedade do orçamento público.
Em empresas privadas, o orçamento foi utilizado primeiramente por Brown, gerente financeiro da Du Pont de Memours, nos Estados Unidos, em 1919 (ZDANOWICZ, 1983 apud LUNKES, 2003).
No Brasil, o orçamento passou a ser foco de estudos a partir de 1940, mas nem mesmo na década seguinte, foi muito utilizadopelas empresas. O orçamento só teve seu apogeu no Brasil, a partir de 1970, quando empresas passaram a adotá-lo com mais freqüência em suas atividades (LUNKES, 2003).
Na primeira fase, predominou o orçamento empresarial, que teve como ênfase a projeção dos resultados e o posterior controle. Era um plano projetado para atender ao nível de atividade do período posterior.
A segunda faseprivilegiou o orçamento contínuo, cuja ênfase é a revisão contínua: removem os dados do mês recém-concluído e acrescentam-se dados orçados para o mesmo mês do ano seguinte. A aplicação desse método orçamentário está se tornando bastante freqüente nas empresas.
O passo seguinte foi o surgimento do orçamento de base zero, com a projeção dos dados como se as operações estivessem começando da estaca zero...
tracking img