Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CAMPUS TAUBATÉ 1



ATPS CONTABILIDADE

Prof.ª Ma. Juliana Leite Kirchner



ADMINISTRAÇÃO

Teoria da Contabilidade



















TAUBATÉ

2012

1.A ORIGEM DACONTABILIDADE

A Evolução da Contabilidade e sua relação com a evolução da sociedade

A evolução da Contabilidade está associada ao progresso da humanidade. Esse fato é identificado e analisado sob distintas perspectivas.
Melis (1950) destacou que a Contabilidade e sua principal e mais característica manifestação – a conta – é tão antiga quanto á civilização construída peloshomens. Dessa forma, a história da Contabilidade é, em certo ponto, uma consequência da história da civilização, de suas vicissitudes às mais altas manifestações, sobretudo no campo econômico. A Contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso, quase sempre seus progressos coincidiram com aqueles que caracterizam os da evolução do homem.1.2 CONTABILIDADE NO BRASIL

Saes e Cytrynowicz (2001) analisaram como o ensino comercial contribuiu para a origem dos cursos superiores de Economia, Administração e Contabilidade no País. Tomaram a criação da Aula de Comércio por D. João VI, em 1808, como marco de pesquisa, e estenderam a análise até a criação de tais cursos superiores. Apontaram que, para o ensino comercialidentificado com a formação do contador, havia um aprendizado formal de técnicas de gestão dos negócios e que os três cursos eram um desdobramento do ensino comercial. Concluíram sua pesquisa evidenciando que a distinção entre os cursos é recente e muitas funções exercidas por tais profissionais possuem sobreposições até os dias atuais.
Bacci (2002) estudou a evolução da Contabilidade noBrasil, enfatizando a influência da legislação na profissão contábil, os esforços para o reconhecimento da profissão e para a criação dos órgãos de classe. Apontou como consequências da legislação sobre a profissão a padronização das demonstrações contábeis, a necessidade da fiscalização do exercício da profissão pelos órgãos de classe e a criação no século XX dos cursos técnicos,profissionalizantes e superiores.


2.OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade.
É de dever demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, de acordo com os princípios, conceitos e normas básicas dacontabilidade, obtendo o resultado apurado exato.


2.1 OS PRINCIAIS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE E SUAS NECESSIDADES

Os usuários da contabilidade podem ser internos e externos, pois, possuem interesses diferentes, razão pela qual as informações contábeis devem ser suficientes para a avaliação patrimonial da empresa.

Usuários internos: são todas as pessoas ou grupo de pessoasrelacionadas com a empresa e que tem fácil acesso as informações contábeis, ex: administradores; diretores; gerentes; supervisores; funcionários; etc.

Usuários externos: são todas as pessoas ou grupo de pessoas sem facilidade de acesso direto as informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela empresa, ex: fornecedores; acionistas; bancos; governos; sindicatos; etc.Segue exemplos de usuários e necessidades de informação:



Investidores: necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos.

Empregados: interesses de em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregados, e informações que lhe permitam avaliar a capacidade que tem a empresa de prover sua remuneração, benefícios de...
tracking img