Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apuração do Resultado do Exercício – Impostos e Estoques

Contas Patrimoniais

São aquelas onde o Patrimônio (os elementos ativos e passivos), são os bens, direitos, obrigações com terceiros(PE) e o Patrimônio Líquido (PL).
Contas de Resultado
Representam a situação dinâmica, as variações patrimoniais, ou seja, as contas que alteram o Patrimônio Líquido (PL), receitas e despesas ecustos e demonstram o resultado do exercício. O saldo entre elas representa a situação econômica após um exercício financeiro. Geralmente o exercício financeiro coincide com o ano civil de doze meses(1º de janeiro a 31 de dezembro), mas a legislação permite que haja exceções como, por exemplo, as empresas tributadas pelo lucro real que optam pela apuração trimestral do resultado. Com base numbalancete de verificação, é possível sabermos a situação econômica da entidade em um dado instante, conforme seja necessário.
Apuração do Resultado
A função econômica da Contabilidade é apurar oresultado econômico, qual seja este lucro ou prejuízo, ou ainda uma situação nula; com o formulário a Apuração do Resultado, é possível saber todo mês, se sua empresa é um bom negócio.

Receitas eDespesas
Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestação de serviços, como por exemplo: aluguéis,rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc. E as Despesas são todos os gastos  que a empresa precisa ter para obter uma receita, como por exemplo, os salários, água, luz, telefone, impostos,aluguéis pagos e etc.

Lucros e Prejuízos

A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída nademonstração das mutações do patrimônio líquido.

• Se a Receita for maior que a Despesa, a empresa teve lucro;

• Se a Receita for menor que a Despesa, a empresa teve prejuízo.

Regime de...
tracking img