Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade comercial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[pic]
[pic]
Contabilidade comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.

Os fenícios, foram o povo que mais se destacaram na atividade comercial na antiguidade, e foram varias as causas e fatores que contribuiriam para isso, a Feníciatinha pouca terra para seu excelente plantio, então começou as suas atividades comerciais com o Ocidente. Além dos Fenícios os gregos e também os romanos exerceram a atividade comercial na antiguidade. O Brasil teve amplo desenvolvimento de suas atividades comerciais com a abertura dos portos no inicio do século XIX, favorecido pelo grande numero de variedade de produtos primários e secundários.|[pic] |Este artigo é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |


Conceito de comercio: troca de mercadoria por dinheiro ou troca de mercadoria por outra. Pode ser também,qualquer produto posto no mercado de comércio para quesejam comprados por consumidores
O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores,levando-os a completar uma operação comercial,que seria a troca de mercadorias por dinheiro ou mesmo por outra mercadoria. Hoje quase não se utiliza mais a palavra comerciante e sim Empresário.

Normalmente as entidades comerciais são separadasem Atacadistas e Varejistas. Atacadistas: destinados a venderem grande quantidade de bens de consumo indiretos a preço menor, geralmente os atacadistas vendem seus produtos para empresas indústriais, agrícolas, que utiliza os produtos do atacado como matéria prima ou suprimentos, as mercadorias vendidas pelo atacadistas nunca vão diretamente para o consumidor final. Varejista: destinados a venda direta para os consumidores finais.Contabilidade comercial: segundo Hilário Franco, é o ramo da Contabilidade aplicado ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações.

  INTRODUÇÃO

          A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante.O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.
          Também se observam alguns conceitos de Contabilidade comercial através de alguns autores como: FRANCO (1197, p.98) "destaca que a Contabilidade Comercial é aciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades". Para ORRÚ (1190, p.58) "Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas".

          A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde sãoanalisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.

          As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentesnecessidades.         

 

                REVISÃO DE LITERATURA

 

1.    DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMERCIAL
 

          A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que...
tracking img