Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Custo-Volume-Resultados

O Ponto de Equilíbrio

200

200

ANÁLISE CUSTO - VOLUME - RESULTADOS Importância da analise custo-volume-resultados Existe todo o interesse na abordagem deste tema, pois permite a resolução de um conjunto de situações que se apresentam regularmente na vida das organizações. Estas questões dizem respeito a algumas situações onde é imperativo a tomada dedecisões como, por exemplo: A determinação do número de unidades a ser vendidas e o respectivo valor de venda que serão necessários para que a empresa não tenha prejuízo; A determinação do número de unidades a serem vendidas para que a organização consiga alcançar um determinado lucro; A determinação do preço a mínimo a praticar de forma a não haver prejuízos; A determinação do prejuízo aceitável emdeterminado produto para que a organização possa oferecer uma linha completa de produtos; A determinação do preço a estabelecer para a venda de um novo produto, ou uma quantidade adicional de um já existente, sabendo que este negócio altera a estrutura dos custos e proveitos da organização; A escolha entre fabricar ou subcontratar a produção de um produto ou de determinadas fases e da determinaçãoda situação óptima para a produção, quando existem restrições (como, por exemplo, mão-de-obra, matéria prima e capacidade insuficientes) e a empresa tem que optar pela produção de determinadas quantidades, de determinados produtos em detrimento de outros. 201

201

1

Análise do Ponto de Equilíbrio
Definição do Ponto de Equilíbrio O ponto de equilíbrio informa-nos do valor e quantidade devendas que conduzem a um resultado nulo. Estes valores podem ser obtidos pela análise gráfica ou pela resolução de equações, como veremos de seguida. Pressupostos a Considerar 1. Todos os custos têm que ser classificados em custos fixos ou variáveis; 2. O custo variável varia proporcionalmente às variações da produção, sendo fixo unitariamente; 3. Os custos fixos permanecem inalterados no períodoem análise sendo, deste modo, independentes do nível da produção o que faz com que sejam variáveis unitariamente; 4. O preço de venda mantém-se inalterado no período em análise; 5. A variação da produção é insignificante, ou seja, a produção é vendida na totalidade e os produtos em vias de fabrico não existem; 6. O custo pode ser traduzido por uma regressão linear; 7. Os restantes proveitos paraalém das vendas, são insignificantes; 8. A produção e venda refere-se a apenas um produto.
202 202

Margem de Cobertura ou de Contribuição A Margem de Cobertura ou de Contribuição representa o excedente do valor de vendas sobre os custos variáveis (MC). A Margem de Cobertura/Contribuição unitária (MC1) é a diferença entre o preço de venda unitário e o custo variável unitário. Haverá todo ointeresse em calcular esta margem em percentagem, pois esta mostra-nos a percentagem das vendas que resta, depois da dedução dos custos variáveis para a formação dos resultados (cobrindo a totalidade dos custos fixos e formando o lucro ou, pelo contrário, não cobrindo a totalidade dos custos fixos, provocando, consequentemente, prejuízo). Assim, a Margem de Cobertura/Contribuição em percentagemmostra-nos a relação do preço de venda com os custos variáveis. Esta percentagem permite determinar qual o efeito produzido nos resultados de uma alteração do volume de vendas.
203 203

2

Determinação do Ponto de Equilíbrio em Quantidade
O nível de actividade de uma organização para o qual os custos totais igualam os proveitos totais designa-se por Ponto de Equilíbrio. Neste ponto não existelucro, nem prejuízo. Sabemos que o resultado pode ser encontrado da seguinte forma:

Proveitos – Custos = Resultados Antes de Impostos
Ou seja:

Vendas – (Custos Variáveis + Custos Fixos) = Resultados Antes de Imposto
Se: Pv1 = Preço de Venda Unitário Qv = Quantidade Vendida Cv1 = Custo Variável unitário CF = Custos Fixos Totais R = Resultados Antes de Imposto Então:

Pv1 * Qv – Cv1 * Qv –...
tracking img