Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEPÇÕES ANTROPOLÓGICAS E O PAPEL DO PESQUISADOR

Antropologia, como ciência, existe há poucos séculos, mas, como inquietação que desperta estudos e observações do agir humano, já é milenar. Desde a antiguidade tem-se procurado explicar as diferentes formas de conduta entre os homens e ate mesmo em nossos dias. Pode-se notar que deste seu aparecimento o homem busca estabelecer numdeterminado nível de existência uma superioridade diante os demais animais, isso porque o ser humano é essencialmente um ser racional e social e político. Somos seres dotados de razão, os únicos capazes de abrastrair conhecimentos lógicos e precisos. Enquanto os demais outros animais na sua essência vivem dos seus instintos. A Antropologia apresenta uma peculiaridade: quer estudar o ser humano no seu“todo”, isto é, estudar o que os seres humanos produzem na sua globalidade, ou seja, tudo o que envolve a cultura humana.
Antropologia ganhou novas dimensões com o passar do tempo. Embora não existisse como disciplina específica, o saber antropológico participou das discussões da filosofia, ao longo dos séculos. Durante a Idade Média muitos escritos contribuíram para a formação de um pensamentoracional, aplicado ao estudo da experiência humana nas ciência social e na ciência natural. Com fundamento nestas concepções, as primeiras grandes obras da antropologia foram transcritas.
Em todas as sociedades existiram homens que observavam homens, interrogando-se questionando acerca de si mesmo e do outro e da natureza humana em suas diversas formas de se apresentar. Contudo, somente no séculoXVIII, uma saber científico, tendo o homem como objeto de estudo, começa a tomar forma. Nesse período, acontecimentos como a Revolução Industrial em curso e o consequente fortalecimento do positivismo aproximaram o nascente saber antropológico de saberes como a física ou biologia. Até então o pensamento do homem sobre o homem.
Era eminentemente mitológico e filosófico afastando-se de uma sabercientífico, nascia, pois, no fim do século XVIII a ciência que estuda o home; antropologia.
Uma correta abordagem antropológica leva em consideração as diversas dimensões do ser humano em sociedade. O antropólogo desempenha um importante papel na elaboração do conhecimento especializado na área da antropologia. Historicamente, grande parte das teorias nas áreas da antropologia, é produto do trabalhoconstante de gerações de pesquisadores teóricos. Basta estudarmos as origens da antropologia para constatarmos o peso que o trabalho de pesquisa desempenhou na formação desta ciência. Parcela considerável das teorias, por exemplo, de Durkheim, Marcel Mauss, Weber, Karl Marx, Bronislaw Malinowski foram elaboradas tendo como base informações disponíveis em registros, livros, estatísticas e relatos.Coletando e interpretando este material desses autores. A principal habilidade de todo pesquisador teórico – seja em que área da ciência for – é a capacidade de reunir um grande número de dados e informações, interpretá-los e então desenvolver uma nova teoria sobre o assunto.
A partir desta pesquisa é que se desenvolvem as novas teorias, as quais apesar de não explicarem definitivamente o fenômenoestudado (o que seria impossível, dado o constante desenvolvimento do conhecimento e das diversas maneiras de obtê-lo), ajudam-nos a interpretar nossa vida e nossa sociedade de uma nova maneira, abrindo novos horizontes ao pensamento.
Nas relações entre o pesquisador e o objeto de pesquisa, interações sociais sempre construídas e jamais existentes a priori, buscamos explicitar as formas comopodemos estar alienados no imaginário de uma época; como somos, enquanto cientistas sociais. O pesquisador é defrontado, em ambos os casos, com conceitos de complexo significado e de difícil compreensão, sobretudo por terem mudado de sentido no decorrer dos séculos. São conceitos que dão margens a mal-entendimentos de toda a ordem, o que faz incongruente a respectiva literatura, originando...
tracking img