Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO
CONTABILIDADE GERAL

REVISÃO

Carlos Gustavo Paiva Rodrigues

Última Atualização: 28/09/2012

Conteúdo PROGRAMADO

SUMÁRIO
        Noções Preliminares Princípios contábeis Atos e Fatos contábeis Regime de Caixa e Regime de Competência Medidas preliminares à elaboração de balanços Lançamento e Método das Partidas Dobradas Contas de Resultado e Contas PatrimoniaisElaboração do Balanço

Noções preliminares

Conceito da Contabilidade
A contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da qualificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas equalitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.

3

Noções preliminares

Contabilidade como ciência social
PUBLICA

GERENCIAL
TRIBUTÁRIA

AUDITORIA CONTÁBIL FINANCEIRA PERÍCIA CONTÁBIL DE CUSTOS CONTABILIDADE GERAL

4

Noções preliminares

Objeto da Contabilidade
O objeto da Contabilidade é o patrimônio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos eobrigações referentes à azienda. Por azienda, entende-se toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, são pessoas jurídicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas públicas, pessoas físicas e etc.

5

Noções preliminares

Campo de Atuação
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas asentidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias, etc. Entidade econômico-administrativa: Também conhecida como Azienda (Patrimônio + Gestão), são as entidades que possuem patrimônio líquido (pessoas físicas ou jurídicas), com fins lucrativos ou não. São definidas como um patrimônio considerado juntamente com a pessoaque possui poderes de administração e disponibilidade sobre este patrimônio.

6

Noções preliminares

As aziendas ou entidades econômicoadministrativas classificam-se em:

Quanto aos fins:
• Aziendas sociais: aquelas que não visam lucros. São exemplo de aziendas sociais as associações beneficentes, esportivas, culturais, recreativas; Aziendas econômico-sociais: são aquelas que, além dasfinalidades sociais, visam também ao lucro, com o objetivo de prestar serviços, pecúlios, benefícios, às pessoas que contribuíram para sua formação. Exemplos: institutos de pensão, aposentadoria, pecúlio e previdência; e Aziendas econômicas: são aquelas cuja finalidade é obter lucros. Nesse tipo de azienda, estão todas as sociedades comerciais, industriais, agrícolas, de serviços, entre outras.

••

7

Noções preliminares

As aziendas ou entidades econômicoadministrativas classificam-se em:

Quanto aos proprietários:
• Aziendas públicas: pertencem à comunidade, mas podem estar sob a administração do poder público ou privado. Exemplos: fundações, sindicatos, fundações com fins educacionais, intelectuais, esportivos, e o próprio Estado; e Aziendas particulares: são aspropriedades particulares pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, como as sociedades civis ou comerciais ou o próprio patrimônio de uma família.



8

Noções preliminares

USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes,governos e suas agências e o público.
Usuários: • Investidores; • Empregados; • Credores por Empréstimo; • Fornecedores e outros credores comerciais; • Clientes; • Governo e suas agências; e • Público.

9

Noções preliminares

IMPORTANTE!!!
A Administração da entidade tem a responsabilidade primária pela preparação e apresentação das suas demonstrações contábeis.

10

Noções...
tracking img