Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1.PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES CONTÁBEIS......................................................2
1.1 Princípio do Custo Como Base de Valor............................................................2
1.2 Princípio do Denominador Comum Monetário....................................................2
1.3 Princípios da Realização daReceita..................................................................3
1.4 Princípios do Conjunto das Dispensas com Receitas........................................4
1.5 Princípios da Entidade a da Continuidade..........................................................4
1.6 Princípios da Competência.................................................................................5
2. CONVENÇÕESCONTÁBEIS..............................................................................5
2.1 Convenção do Conservadorismo (prudência)....................................................6
2.2 Convenção da Consistência (uniformidade).......................................................6
ANEXO.....................................................................................................................81.PRINCÍPIOS E CONVENÇÕES CONTÁBEIS

São diretrizes lógicas que norteiam a escrituração da contabilidade. Se estes princípios forem obedecidos, podem ser comparadas e analisadas demonstrações financeiras de diversos períodos, pois sem esta, não se terá certeza de que está sendo analisados elemento e valor do mesmo gênero e espécie.


1.1 Princípio do Custo Como Base de Valor

O valor de determinadoobjeto tem um valor diferente para casa pessoa, por exemplo: Pode ser que pra mim o objeto tenha mais valor pela história emocional que eu passei com ele, mas quando eu quiser vendê-lo, o comprador só se interessará pelo “físico”, seu valor de mercado.
O valor de mercado também varia de acordo com a época que você vai comprar, oferta e procura (quanto maior a procura e menor a oferta, maior opreço), infração, etc.
Por isso, a contabilidade toma como valor do produto o custo original de aquisição dos bens e direitos e da assunção das obrigações.


1.2 Princípio do Denominador Comum Monetário

Por decreto da Lei n° 486/69 a escrituração será completa, em idioma e moeda corrente nacionais e em forma mercantil (art. 2º)
Isso significa que suas demonstrações financeiras devem serapresentadas de maneira atualizada, por isso, toda e qualquer alteração de renda deve ser demonstrada no encerramento do exercício anual, como estes:

← Direitos a receber e obrigações a pagar contratados em moeda estrangeira devem ser apresentados de acordo com a variação de tal moeda entre a data de começo e encerramento do exercício.
← Os valores do ativo e passivo circulante estãosempre atualizados pois estão a todo momento circulando dentro do exercício, fazendo com que esteja no valor do mercado. Já o permanente está estagnado, uma vez que o valor de compra e venda varia sempre.

Com o patrimônio líquido ocorre a mesma coisa, por isso, ambos devem ser corrigidos monetariamente no encerramento do exercício.
A UFIR é responsável por corrigir os débitos tributários vencidos enão pagos também presentes no passivo que são de denominação federal. Já a UFESP é responsável por corrigir os débitos estaduais.


1.3 Princípios da Realização da Receita

Realizar é o mesmo que transformar em dinheiro.
Um empresário sabe disso melhor que ninguém. É ele que compra matéria-prima, contrata funcionários e vende o produto final para obtenção de lucros. Mas para ter certeza queo esforço valeu a pena, depois que o comprador pagar pelo produto tem que haver dinheiro disponível no caixa ou banco, aí o lucro foi concretizado.
Ou seja, realizar é atingir um objetivo e o do empresário é o lucro. Portanto é certeza que os bens do circulante estão lá para serem realizados a curto prazo, já os de liquidação incerta ou que depende de outras coisas está situado no realizável...
tracking img