Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Semestre – 2012




1-A Perícia Contábil versa sobre todas as operações da entidade ou sobre fatos contábeis específicos, identificados e questionados nos autos de um processo judicial ? - e no caso de perícia extrajudicial ?

RESPOSTA:

Vida de regra, a Perícia Contábil aborda fatos e atos administrativos específicos, com reflexo nos registros contábeis. Isto decorre das própriasquestões levadas a juízo serem sobre determinado(s) ponto(s) claramente identificado(s) nos autos do processo. Mas pode ocorrer, em certos casos, a necessidade de realizar uma ampla investigação contábil na entidade objeto de perícia. Mesmo assim, sempre haverá uma delimitação do tempo a ser periciado, ou seja: as Partes que se confrontam ou o próprio magistrado, haverão de indicar a partir de quandoe até quando o exame pericial deve ser feito. Quanto à segunda parte desta pergunta, os casos de perícia extrajudicial seguem, “mutatis mutandi”, o mesmo critério, ou seja: a(s) Parte(s), ao contratarem os serviços do perito-contador, estabelecerão o que querem que seja examinado e período abarcado pelo trabalho do profissional.


2-Em que situações profissionais pode atuar do perito-contador?- Comente cada uma.

RESPOSTA:

As oportunidades que o perito-contador tem de trabalhar são 7 (sete), como segue:
como Perito Judicial, atendendo às nomeações judiciais com que for honrado;
como Perito Extrajudicial atendendo às contratações com que aquinhoado;
como Assistente Técnico indicado por uma das Partes do processo;
como Consultor de escritórios de advocacia, pelos quais foicontratado, e a quem presta seus serviços especializados;
como Policial Especializado podendo atuar na polícia técnico/científica estadual ou na Polícia Federal;
com Árbitro quando as partes envolvidas em controvérsias optarem pela justiça arbitral em vez da justiça comum;
como Professor da disciplina “Perícia Contábil” juntos às faculdades de Ciências Contábeis.


3-Por que o Perito Contadordeve dominar a linguagem contábil e redigir muito bem seus laudos ?

RESPOSTA:

O Perito Contador deve dominar a linguagem contábil e redigir muito bem seus laudos porque será mediante a apresentação do Laudo Pericial Contábil que dará a conhecer, às partes envolvidas no processo, suas opiniões técnicas. Abordará os aspectos fundamentais das divergências técnicas suscitadas nos autos do processo.Responderá aos quesitos observando o uso correto da linguagem técnica contábil aplicável a cada caso. O Laudo Pericial Contábil é o “produto acabado” do Perito Contador. Portanto cuidará de redigi-lo com clareza e simplicidade para que as pessoas envolvidas no processo, geralmente desconhecedoras de contabilidade, possam, assim mesmo, entende-lo e dele extrair as verdades e as certezas técnicasque buscavam ao requerer essa prova pericial.


4-Qual é a função do Laudo Pericial Contábil ? - qual é seu valor probante ?

RESPOSTA:

A função do Laudo Pericial Contábil é dirimir dúvidas relacionadas com as atividades econômicas das empresas e/ou das pessoas físicas. O Laudo Pericial Contábil, geralmente feito a partir da escrituração dos livros contábeis, dos livros fiscais,respectivos documentos que lhes dão suporte e das Demonstrações Contábeis, é uma das provas com a qual é feita a instrução do processo. Muitas vezes é a prova mais importante. Outras provas são a juntada de documentos e o testemunho das pessoas.

Quanto ao seu valor probante, no momento de prolatar a sentença, o MM. juiz pode considerar o Laudo como instrumento de prova cabal ou, ao contrário,desconsiderá-lo por completo. Portanto, o valor probante do Laudo depende de sua aceitação ou não pelo magistrado, no momento de prolatar sua sentença.

5-Quais são os direitos do perito?

RESPOSTA:

Os direitos do perito são:
recusar a nomeação justificando tal ato,
requerer prorrogação de prazo para apresentar o Laudo Pericial Contábil e para comparecer às audiências em função, por exemplo, (1)...
tracking img