Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ativo são os bens e os direitos que uma empresa dispõe em determinado período, adquiridos pelas suas atividades as quais geram beneficios econômicos os exemplos de ativos incluem caixa, estoques, equipamentos e prédios,duplicatas a receber, contas a receber, caixa, carros, imóveis, terrenos, maquinários e etc .

Sua conceituação e avaliação configuram-se, talvez, como o capítulo maisimportante da teoria contábil, ao lado do capítulo de receitas, despesas, perdas e ganhos. É extremamente relevante conceituar bem o ativo, em suas características básicas, para evitarmos problemas futuros com a apreciação desse ou daquele elemento especifico do ativo, desse ou daquele grupo. Muitos problemas na prática contábil brasileira derivam de aceitarmos sem discussão classificações legais, semtermos atentado para o significado intrínseco de cada ativo. As interpretações atribuídas ao grupo pendente, fruto de nossa antiga Lei das Sociedades Anônimas, eram as mais desencontradas possível. Na verdade, todo ativo, seja um imobilizado, seja um direito a receber determinada proteção por certo tempo, decorrente de um pagamento já realizado, ou um gasto ativado para amortização futura paradespesa, tem características gerais comuns, independentemente de seu tipo especifico. A característica fundamental é sua capacidade de prestar serviços futuros á entidade que os têm, individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entradas de caixa. Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ouindiretamente, uma promessa futura de caixa. Quando falamos indiretamente, queremos referir-nos aos ativos que não são vendidos como tais para realizarmos dinheiro, mas que contribuem para o esforço de geração de produtos que mais tarde se trans formam em disponível. Alguns ativos, como algumas despesas pagas antecipadamente e gastos ativados em pesquisa e desenvolvimento, não são capazes de gerarfluxos futuros de caixa, mas propiciam melhores condições para que a entidade, como um todo, os gere ou que poupe saídas de caixa. Na mesma categoria enquadram-se as despesas pré-operacionais a amortizar. Tais desembolsos criaram condições para toda a entidade, ao entrar em seu período operacional. O ativo tem como objetivo esclarecer e demonstrar os recursos e a capacidade de benefícios futuros(lucros) prováveis que uma organização tem como consequência de suas transações e eventos controlados. A empresa por si só precisa deste controle para que assim desenvolva um planejamento contábil de forma que no futuro ela possa ter bons resultados, e que seu ativo seja maior que suas obrigações. Até praticamente meados da década de 80, a grande preocupação no mundo dos negócios era avaliar o AtivoTangível.
O Ativo Tangível ou Corpóreo constitui de bens físicos, materiais, que se pode tocar, aquilo que os nossos olhos enxergam: estoques, veículos, terrenos, prédios, máquinas, móveis de escritórios, etc.
O Ativo Intangível ou Incorpóreo ou Ativo Invisível são bens que não se pode tocar, pegar, que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa enos Estados Unidos.
Um dos negócios marcantes que despertou principalmente o meio acadêmico neste assunto foi quando a Philip Morris incorporou a indústria de alimento KRAFT (queijos, sorvetes, etc.) por 10 bilhões de dólares.
A surpresa é que o patrimônio físico da empresa adquirida estava contabilizada por 1 bilhão de dólares, sendo que os 9 bilhões de dólares adicionais referiam-se aos bensintangíveis (o poder da marca, imagem, posição comercial, ...).
No Brasil, um dos negócios marcantes que veio consolidar a importância do intangível foi a aquisição da Kibom pela Unilever por 930 milhões de dólares à vista e O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativos Intangíveis é definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis que não são abrangidos especificamente em outro...
tracking img